Mais de 67 mil quilômetros percorridos pelo país em 18 anos. Registro de visitas em 2.380 municípios. Somente no Rio Grande do Sul, foram 220 cidades no roteiro. A trajetória de José Maria Paranhos Filho, 49 anos, pode ser contada a duas rodas, já que a bicicleta se tornou quase uma parte de seu corpo neste período. Palestrante, expositor, ele desenvolve um trabalho voluntário por onde passa, e sempre levando mensagens, em especial nas escolas.
Natural de Uruguaiana (embora tenha adquirido um sotaque nordestino), Dag, como Paranhos é conhecido, chegou a região Centro Serra na última semana, após passagens pela Quarta Colônia. Visitou Ibarama e está em Sobradinho desde sexta-feira, 8, onde está recebendo hospedagem e auxílio dos Bombeiros Voluntários do município. Seguirá viagem já nesta terça, em direção a Candelária e Santa Cruz do Sul, passando também por Passa Sete.
A ideia de viajar pelo Brasil de bicicleta originalmente era de um grande amigo. No começo dos anos 90, contudo, o sonho de Diego Henrique foi interrompido em um homicídio em Porto Alegre. Abalado com a perda, Dag enfrentou uma grave depressão. Mas colocou como seu maior objetivo de vida dar continuidade ao projeto. “Me preparei por dois anos e decidi colocar em prática, com o objetivo de conhecer e mostrar a verdadeira realidade do país”, salientou.
Publicidade
Nas palestras, Dag também busca resgatar os valores humanos, exaltando o respeito e o amor ao próximo. E isso o motiva a seguir em frente. Para ficar nos municípios, conta com a boa vontade da população. Muitas vezes, recebe apoio das prefeituras, de órgãos da segurança pública ou até de entidades e empresas. Tudo isso está registrado em declarações e documentos, comprovando que passou pelas cidades.
Questionado pela reportagem sobre quanto tempo mais seguirá pedalando, foi firme. “Enquanto estiver bem de saúde, vou seguir percorrendo o país”, disse. Mesmo se conseguir concluir o roteiro em todos os municípios brasileiros, diz que não pretende parar. “É apaixonante. Vale a pena o que estou fazendo”.
Publicidade