– A Sociedade de Damas Riograndense (Riograndenser Damenschiessklub) é considerada a mais antiga de Santa Cruz do Sul e uma das pioneiras do Estado. Foi fundada em 8 de outubro de 1904 e permanece até hoje em atividade.
– As primeiras sociedades de lazer e esportes do município surgiram a partir de 1866 e eram voltadas aos homens. No início do século 20, as mulheres deixaram de ser coadjuvantes. Elas se organizaram e nasceram as sociedades de damas (Damen Verein). Atividades como tiro ao alvo, bolão de mesa, bailes e outras entraram para a agenda das senhoras.
– A primeira presidente da Riograndense foi a senhora Emilie Emmel Iserhard. A sede era junto à Sociedade de Atiradores (Schützenhalle), que ficava na Rua Cristóvão Colombo, onde atualmente funciona o Colégio Mauá.
Publicidade
– Além da Riograndense, nos primeiros anos do século 20 se destacaram a Damenschiessklub Germania, a Damenschiessklub Tell e outras. Durante a 2ª Guerra Mundial, elas foram impedidas de atuar e tiveram documentos e objetos confiscados.
– Depois da guerra, várias não voltaram. A Riograndense, no entanto, se reorganizou. Em 1970, o prédio do antigo Schützenhalle foi demolido, mas o Mauá cedeu uma sala à sociedade. Mais tarde, sua sede passou para o pavilhão central do Parque da Oktoberfest.
– A atual presidente é Melânia Mueller. A entidade conta com 67 sócias e participa de atividades na região. Seus jogos e encontros festivos são realizados na sede do Clube 25 de Julho, no Parque da Oktoberfest.
Publicidade