O Outubro Rosa é celebrado anualmente em todo o mundo com o objetivo de estimular a prevenção ao câncer de mama. A campanha, que completou 14 anos no Brasil em 2022, propicia um maior compartilhamento de informações sobre a doença, além de facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
Ainda que tenha um espaço de divulgação amplo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres no país e a primeira causa de morte entre a população feminina em todas as regiões.
LEIA TAMBÉM: Exposição fotográfica evidencia prevenção contra o câncer de mama
Publicidade
Apesar de a doença poder ser detectada por meio do toque, a mamografia é o exame padrão inicial de rastreamento do câncer de mama. Conforme recomendações de entidades médicas nacionais, o exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer é recomendado a partir dos 40 anos. Em caso de histórico familiar, o especialista pode aconselhar que o monitoramento comece mais cedo. A doença, além de afetar a saúde física, impacta a autoestima das mulheres. Devido ao tratamento, muitas vezes agressivo, a maioria das pacientes perde os cabelos ou precisa submeter-se à retirada total ou parcial das mamas. Os estágios da doença são únicos para cada paciente, em razão de suas vidas, que possuem contextos singulares.
Nesta edição do caderno Elas, trazemos três diferentes olhares sobre câncer de mama a partir da história de três mulheres que se mostraram fortes e confiantes em suas trajetórias. São contextos diferentes, mas que precisaram se amparar em um mesmo objetivo: a cura.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.