A França é referência definitiva quando se fala em cultura gastronômica. Qualidade e sofisticação são palavras-chave. Manteiga, queijos e outros derivados do leite, além de muitas ervas e legumes frescos, são indispensáveis numa boa cozinha francesa.
LEIA TAMBÉM: Elas gourmet: aprenda a fazer uma deliciosa salada leve e colorida
A propósito, se você perguntar a algum chef quais são os três principais ingredientes da culinária francesa, ele certamente dirá: “Manteiga, manteiga e manteiga”. Então, não tenha medo de exagerar, mas certifique-se de escolher um produto de qualidade, que deve ter alto teor de gordura. Lagosta à Thermidor, a sugestão do chef Davi Rodrigues para esta edição do Elas Gourmet, é um dos pratos mais representativos dessa culinária. Confira a receita:
Lagosta à Thermidor
Ingredientes
- 3 lagostas grandes sem casca
- 100g de manteiga
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 2 copos de leite (quente)
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 250g de creme de leite
- 250g de cogumelos-de-paris
- 4 gemas
- 200g de queijo gruyère ralado
- 1 limão
Modo de preparo
Tempere as lagostas com pimenta-branca, limão e sal. Derreta a manteiga e acrescente o azeite. Acrescente as lagostas temperadas e cozinhe até o ponto desejado. Acrescente a cebola e os cogumelos fatiados. Flambe com conhaque. Acrescente o leite misturado com a farinha. Mexa constantemente até engrossar. Finalize com creme de leite e metade do queijo até fazer um molho homogêneo. Sirva em uma refratária. Polvilhe com queijo e leve para gratinar no forno com dourador ligado. Deixe dourar bem. Se preferir, use maçarico. Serve duas pessoas.
Dica 1
- As lagostas podem ser substituídas por camarões grandes.
Dica 2
- Purê de mandioquinha e espinafre refogado são opções de acompanhamento.
Para ler e praticar
- Minha Cozinha em Paris (2017, 360 páginas, editora Zahar), do americano David Lebovitz, é uma divertida e deliciosa viagem pela cultura e pela culinária da França. Neste livro, David recria os clássicos da culinária francesa, nos introduz a pratos menos conhecidos e apresenta 100 receitas que refletem o jeito parisiense moderno de comer.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.