Educação

“Elas aprenderam a pensar e trabalhar juntas”, diz professora da dupla campeã do Palco do Saber

As alunas Ana Luiza Ribeiro e Maria Laura Alves de Lima, ambas de 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Normélio Egídio Boettcher, são as campeãs do 10º Palco do Saber. Na manhã de quinta-feira, 14, estudantes de oito instituições acompanharam a grande final no auditório central da Universidade de Santa Cruz (Unisc).

Sabrina é professora da dupla campeã

A professora da dupla campeã, Sabrina Duarte Machado, que leciona Língua Portuguesa, afirmou que utilizou o aplicativo do projeto na sala de aula. Trabalhou com elas para responder dentro de 20 segundos e para se entenderem como dupla. “Sabíamos que não iríamos passar se não tivessem afinidade. Assim, elas aprenderam a pensar juntas e trabalhar juntas. Por isso, o mérito é todo delas”, destacou. Ela recebeu o troféu e um tablet.

LEIA TAMBÉM: Dupla da Escola Normelio Egidio Boettcher é a vencedora do 10º Palco do Saber

Publicidade

Para a dupla, o maior desafio foi inglês. Já as questões de matemática foram consideradas as mais fáceis. Emocionadas, Ana e Maria aprovaram a iniciativa. Com essa conquista, a escola do Bairro Castelo Branco em Santa Cruz do Sul é a primeira a se tornar tricampeã do Palco do Saber. Como prêmio, recebeu um troféu e um computador. 

Para a educadora, o Palco do Saber é uma importante ferramenta para as escolas. Por meio da olimpíada de conhecimento, os estudantes aprendem a trabalhar em equipes e a superar desafios. “A partir do momento que o cronômetro inicia, eles precisam pensar rápido e buscar os conhecimentos que talvez nem aprenderam no 9º ano, mas nos anteriores”, afirmou.

Lorenzo Daniel Melchior e Joaquim Pereira, da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, conquistaram o segundo lugar. Cada um recebeu um troféu e smartphone. No primeiro ano do Palco do Saber, em 2014, a instituição havia obtido o primeiro lugar. Já em 2019, venceu a versão para Ensino Médio. Em terceiro ficaram Fabrício Miranda Lira e Gabriela Ruoso, da Emef Duque de Caxias. Junto com o troféu, cada um levou para casa um tablet.

Publicidade

Incentivo ao desenvolvimento da educação

O gestor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, avaliou o Palco do Saber um sucesso, sobretudo diante da participação e engajamento dos alunos, professores e entidades ligadas à educação em Santa Cruz do Sul. “É a semeadura de uma escolha que agora estamos colhendo. O Palco do Saber é o legado que deixamos para a comunidade”, frisou.

Ele ressaltou que a empresa, juntamente com a Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento educacional. E o Palco do Saber, para ele, reitera essa missão, que aumenta a cada ano. “Está no DNA da Gazeta. Sempre fomos voltados à educação e não medimos esforços quando o assunto é esse. É um dos nossos propósitos, se não o maior deles. Temos certeza que vamos continuar tendo sucesso e nossos parceiros permanecerão conosco”, disse.

Inovações

O gerente de Eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, destacou as novidades da décima edição do Palco do Saber. Neste ano, a olimpíada adotou um sistema digital, com uso de tablets e um software de interligação, no lugar das placas. 

Publicidade

Essas inovações, segundo ele, foram uma forma de trazer o projeto para a realidade dos jovens. “Foi um projeto-piloto que foi aprovado. Já temos ideias para melhorar o sistema para a próxima edição”, afirmou. Marques ressaltou que o Palco do Saber continuará buscando novidades e seguirá contribuindo para a educação, transformando-se em uma ferramenta pedagógica para fomentar o interesse dos estudantes pelo aprendizado. 

LEIA TAMBÉM: Grande final do Palco do Saber será nesta quinta; veja as duplas classificadas

Para saber

A décima edição do Palco do Saber teve realização da Gazeta Grupo de Comunicações, com iniciativa da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz. A olimpíada do conhecimento tem patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, sexta Coordenadoria Regional de Educação (6a CRE), governo do Estado e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.