Categories: Elas

Ela faz a diferença: a vida é boa, mas é ainda melhor com voluntariado

A motivação para ajudar e o constante movimento de Luciana Antônia Tremea talvez sejam resultado do amor que ela alimenta pela vida. É no voluntariado e nas atividades que desempenha que a Lu, como é conhecida, encontra a vocação de estar sempre atenta às necessidades do outro. Quem a conhece sabe que é difícil vê-la parada. Entre um telefonema para tratar de alguma doação que precisa realizar e a parada para um café, conta que tudo começou quando dava aulas para formação de garçons e garçonetes no Bairro Santa Vitória. Natural de Anta Gorda, Luciana, que agora tem 53 anos, mudou-se para o município do Vale do Rio Pardo aos 21, para cursar Economia. Chegou a se formar, mas se encontrou na área do Turismo. Começou, então, a segunda graduação, também na Unisc.

Quando teve contato com a dura realidade de famílias do Santa Vitória, em 2006, Lu já fazia trabalho voluntário na Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame) e na Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). “Fui dar aula e vi a carência. Naquele ano, me convidaram para participar da festa de Natal. Não fui, mas ajudei a comprar coisas. No outro ano, fui e já levei mais duas ou três pessoas, depois nove. No ano seguinte, já foram 20”. A partir disso, surge o Grupo do Bem, fundado por Luciana e amigas que ela já conhecia de outros trabalhos voluntários.

“Foi seu Roque, líder comunitário do Santa Vitória, que deu o nome do grupo. Ele nos chamava de Grupo do Bem. Começamos a ajudar não só no Natal, mas em ações do ano inteiro. Em 2019, as gurias fizeram um Facebook, para divulgar”. A página na rede social ajudou o grupo a se tornar mais conhecido em Santa Cruz, mas a pandemia e os trabalhos feitos em parceria com a Prefeitura, para suprir as necessidades que vieram com a crise, colaboraram para a maior amplitude. “Apesar de desafiador, 2020 foi o ano em que o Grupo do Bem se consolidou. As pessoas passaram a conhecer e reconhecer o trabalho. Em nosso grupo do Whats, éramos umas 60 pessoas no início da pandemia; hoje, somos 195.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Três ações inspiram solidariedade em Santa Cruz do Sul

Luciana é mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc e também dá aulas na universidade. Porém, neste ano, solicitou licença não remunerada para se dedicar ao voluntariado e também a si. Hoje, conta com o apoio do esposo, Jaime Laufer, e do filho, João Vitor. “Eles são superparceiros. Se não, não daria certo.” Mesmo dedicando todos os dias às ações no grupo, ela afirma que é possível conciliar. “Minha vida é isso. Eu gosto de estar em várias coisas, sou intensa em casa e na rua. Minha mãe tem 92 anos, mora em Doutor Ricardo, vou para lá e fico com ela. Com família, filho, damos um jeito. A vida é muito boa. Alguns me chamaram de louca por parar de trabalhar para me dedicar a isso, mas dinheiro não é tudo.”

Lu enfatiza que o voluntariado é uma atividade recompensadora. “Quem ganha mais não é quem recebe um rancho, um móvel ou um brinquedo. Quem mais ganha somos nós. O voluntariado se resume a gratidão.”

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

LEIA TAMBÉM: Solidariedade que contagia, aquece e alimenta: iniciativas ajudam famílias carentes em Sobradinho

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.