Categories: GeralMundo

Egito anuncia a descoberta de 250 sarcófagos

Arqueólogos que trabalham perto do Cairo descobriram centenas de antigos sarcófagos egípcios e estátuas de bronze de divindades. A descoberta em um cemitério na região de Saqqara continha estátuas dos deuses Anúbis, Amon, Min, Osíris, Isis, Nefertem, Bastet e Hator, juntamente com uma estátua sem cabeça do arquiteto Imhotep, que construiu a pirâmide de Saqqara, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Os 250 caixões, 150 estátuas de bronze e outros objetos datam de período de cerca de 500 anos antes de Cristo, explicou o ministério. Eles eram acompanhados por um instrumento musical conhecido como sistro, feito de um arco atravessado por hastes metálicas soltas e que, quando agitadas, produziam um som de chocalho. Também foi identificada uma coleção de vasos de bronze usados em rituais de adoração à deusa Isis.

LEIA TAMBÉM: Luxor, no Egito: o passado à espreita

Publicidade

Os caixões de madeira pintados foram encontrados intactos em poços funerários e continham múmias, amuletos e caixas de madeira. Também foram encontradas estátuas de madeira de Néftis e Isis de um período anterior, ambas com faces douradas.

Um caixão continha um papiro bem preservado escrito em hieróglifos, talvez versos do Livro dos Mortos, e foi enviado ao laboratório do Museu Egípcio no Cairo para estudo, revelou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Uma coleção de cosméticos também foi encontrada, incluindo recipientes de kohl (tinta específica para maquiagem ao redor dos olhos), além de pulseiras e brincos. Os caixões serão transferidos para exibição no Grande Museu Egípcio, em construção perto das Grandes Pirâmides de Gizé e com inauguração prevista para o fim deste ano. “Inventor da construção de pedra talhada, Imhotep revolucionou a arquitetura do mundo antigo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cientistas descobrem fóssil de minipterossauro no Canadá

Encontrar a tumba dele era um dos principais objetivos desta missão arqueológica que já está há quatro anos explorando este local”, festejou Waziri. O local vem fornecendo um fluxo constante de descobertas arqueológicas nos últimos anos. A missão está escavando na área desde 2018 e já encontrou uma série de achados notáveis.

O sítio arqueológico de Saqqara, situado cerca de 15 quilômetros ao sul das famosas pirâmides do planalto de Gizé, faz parte da lista do patrimônio mundial da Unesco, braço para a Educação e Cultura das Nações Unidas, e é conhecido pela famosa Pirâmide Escalonada do faraó Djoser.

Publicidade

Em janeiro do ano passado, o Egito havia anunciado a descoberta de novos “tesouros” arqueológicos em Saqqara, entre eles 50 sarcófagos do Novo Império, com mais de 3 mil anos de idade. Segundo as autoridades egípcias, as novas descobertas ajudarão a “reescrever a história” deste período.

LEIA TAMBÉM: Arqueólogos encontram esqueleto e templo do século 5 a.C.

Turismo

Publicidade

Para além disso, o país espera que a boa notícia ajude na retomada do turismo, bastante afetado durante a pandemia de covid-19. O setor, que emprega 2 milhões de pessoas e é responsável por mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), vem sendo afetado desde a Primavera Árabe, a série de protestos de rua iniciada em 2011.

O ministro do Turismo, Khaled al-Anani, chegou a dizer que seu país perdia US$ 1 bilhão em receitas a cada mês por causa da suspensão de voos e do fechamento dos principais destinos turísticos do país. A situação ainda não está normalizada e o fluxo agora também é influenciado negativamente pela guerra entre Rússia e Ucrânia – que respondiam por mais de 2 milhões de turistas. 

LEIA TAMBÉM: Pelo Mundo: Cairo, Egito

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.