A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) abriu nessa quarta-feira, 22, o ano letivo junto com as famílias e os estudantes, no auditório da instituição em Linha Santa Cruz. O encontro teve a participação da diretoria da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), mantenedora do educandário, dando as boas-vindas especialmente aos novos alunos e anunciando o recorde de 32 parceiros institucionais que colaboram para a manutenção das atividades.
LEIA TAMBÉM: Educação em três tempos: passado, presente e futuro
Neste ano, a Efasc vai contar com o maior número de estudantes matriculados nos 14 anos de história da escola. Serão 133 no Ensino Médio e Técnico em Agricultura (55 meninas e 78 meninos). Eles estão distribuídos em duas turmas de 1º ano, duas turmas de 2º ano e uma de 3º ano, além de 24 jovens aptos ao estágio curricular para a obtenção da certificação de Técnico em Agricultura.
Publicidade
A escola conta hoje com jovens de 11 municípios do Vale do Rio Pardo, oriundos de mais de 80 comunidades do campo da região, na grande maioria filhos e filhas de agricultores familiares. Santa Cruz é o município com o maior número de matriculados (48). Depois vêm Vale Verde (15), General Câmara (14), Venâncio Aires (12), Sinimbu (dez), Passo do Sobrado (dez), Vera Cruz (nove), Boqueirão do Leão (oito), Rio Pardo (quatro). Gramado Xavier (dois) e Herveiras (um).
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: momento de retornar à rotina de aprendizado
Nos 14 anos de escola, são 346 jovens egressos (90 meninas e 256 meninos) que passaram pela formação de Ensino Médio e Técnico em Agricultura. A tônica no perfil de matriculados e formados é o aumento na entrada de mais meninas a cada ano. “Isso é fruto de um trabalho muito intenso da escola junto às famílias e entidades da região, dada a importância das mulheres na agricultura familiar e no mundo da técnica agrícola”, diz o presidente da Agefa, o agricultor familiar de Linha Borges de Medeiros, em Vera Cruz, Márcio Manske.
Publicidade
A Efasc é uma escola comunitária que oferta os cursos de Ensino Médio e Técnico em Agricultura, trabalhando com a pedagogia da alternância. Os estudantes ficam uma semana na escola (sessão escolar) e outra na propriedade da família (sessão familiar), correlacionando as diferentes realidades estudadas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.