Efasc e Banco do Brasil apresentam projeto “Juventudes e Agroecologia”

A carreta do Banco do Brasil, instalada no parque da Expoagro Afubra, foi palco da apresentação do projeto “Juventudes e Agroecologia”, uma parceria da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) com a Fundação Banco do Brasil. A ideia surgiu durante o projeto Gerir, workshop de gestão organizacional promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações, a partir do gerente executivo de agronegócios do Banco do Brasil, Günther Knak.

O coordenador institucional da Efasc e secretário executivo da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Adair Pozzebon, destacou que a parceria qualificou os espaços físicos da escola em 2019, com a compra de mobiliário para o prédio localizado na Granja Municipal. O investimento foi de R$ 386 mil. “A Gazeta foi importante pelo Gerir, realizado na Unisc em 2019. A construção do projeto começou naquele encontro”, destacou.

LEIA MAIS: Expoagro mostra que a tecnologia vai muito além de novos equipamentos

Publicidade

As atividades da Efasc voltaram ao normal neste ano, após dificuldades com a pandemia. A escola aproveitou o momento para fazer uma prestação de contas do investimento e lançou uma revista de 70 páginas com o detalhamento das práticas desenvolvidas com os alunos. “Temos um trabalho amplo com temas que dialogam entre si, como a agroecologia, as sementes crioulas e as mulheres no campo, por exemplo”.

Pozzebon observa que a Efasc iniciou com apenas 7% de mulheres, mas que o volume de alunas aumentou nos últimos anos, chegando a 42%. Ele afirma que mais da metade da população rural é composta por mulheres. “Queremos mulheres formadas como técnicas agrícolas, pensando no seu futuro na agricultura. É muito necessário para a sustentabilidade do campo”. Uma dessas mulheres é a egressa da Efasc, Bruna Richter Eichler. Na recepção dos estudantes e visitantes em geral, ela cantou músicas identificadas com a agroecologia, entoadas nos corredores da escola, acompanhada de um violonista e de um gaiteiro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.