A Escola Estadual Arroio do Tigre (EEEMAT) realiza, nos dias 25 e 26 de setembro, o Projeto Diversidade Cultural no ginásio de esportes. As atividades envolvem alunos do 3° ano do ensino médio com temas relacionados os principais fundadores da cultura brasileira. A cada ano os estudantes trabalham esse tipo de atividade, sendo que o tema de 2019 é “Família e Religiosidade”. Conforme os professores organizadores do projeto, Fabricio Pape, Ronise Kremer e Caísa Rutzen Jank o projeto tem como objetivo trazer mais conhecimento para os alunos, para quem assiste e participa do evento.
O professor Fabricio destaca que a escola vem trabalhando desde 2013 com o projeto e a cada ano este evento tem tomado proporções maiores e melhores. Tudo se inicia através de um sorteio no qual são escolhidas as etnias que serão abordadas e trabalhadas. A professora Ronise explica que o início da ação ocorre na tarde do dia 25. “Este ano, devido ao corte de verbas, será cobrado um valor simbólico de R$ 2 de ingresso para suprir as despesas do evento”, disse.
Já professora Claísa lembrou o enfoque de 2019 é religiosidade. “Sabemos que todas as famílias têm suas crenças e aproveitaremos esse momento para resgatar isso. Nós teremos um teatro; este ano devido às proporções que estas apresentações têm tomado contaremos com copa, comidas e bebidas”, comenta.
Publicidade
Os alunos do terceiro ano também falaram sobre o projeto. O estudante Felipe Moller contou que sua turma pegou o tema da cultura indígena sobre as pinturas corporais, o sistema de chefia, acessórios e armas, os artesanatos, os tecidos e alimentação. “Acredito que será um espetáculo”.
A aluna Talia Jahn relatou que sua turma vai apresentar a cultura portuguesa com apresentação de músicas, pratos típicos “Aguardamos a presença de grande público principalmente na quinta à noite, pois devido aos cortes de verbas não sabemos se o projeto irá continuar, então este pode ser o último ano dele”. Já a aluna Gabrieli Tavares contou que seu grupo apresentará a cultura africana. “Iemos representar a vinda dos escravos para o Brasil, teremos danças também demonstraremos um pouco dos Orixás que são os deuses da cultura africana e têm influenciado outras religiões”.
A cultura alemã será representada pela turma da qual Ramon Oliveira faz parte. “Está cultura é muito importante para nossa região. É a mais presente e por isso tentaremos trazer algumas surpresas na nossa apresentação que contará com danças e músicas que serão apresentadas”. A cultura Italiana será apresentada pela turma da aluna Milene Eichelberger que afirmou: “Falaremos das bebidas, das danças típicas e também faremos encenações que contaram a história dos italianos, com coisas que estão no nosso cotidiano e que tenho certeza será muito bacana”.
Publicidade
This website uses cookies.