Categories: Educação

Educar-se realiza ação com cultivo de buchas vegetais

O resultado de uma ação coletiva, desenvolvida ainda em 2019, já pode ser conferido na praça da Escola de Educação Básica Educar-se, em Santa Cruz do Sul. Nas telas da quadra de esportes, as buchas vegetais plantadas no ano passado estão prontas para a colheita.

A ação começou em agosto, quando a Educar-se promoveu a conversa Como assim, casa sem lixo?, com a digital influencer Nicole Berndt, de Florianópolis (SC). A partir das vivências com os estudantes, as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental avaliaram a possibilidade de substituir a tradicional esponja pela natural, e assim criaram um ponto de coleta no sucatário da escola.

LEIA MAIS: Como assim, casa sem lixo?

Publicidade

Com isso, a professora de Artes Daniela Faccin forneceu as mudas, coletadas na casa de seus familiares. “Ela trouxe buchas com sementes dentro. A partir daí, as turmas foram desenvolvendo as plantas”, lembra a professora Márcia Murillo.

Além das crianças das turmas 11 e 12, o plantio também foi realizado pelo terceiro ano do Turno Educar-se, sob a supervisão da monitora Letícia Sehn. “Após o plantio, todos ajudaram a cuidar das plantas, regando e adubando quando necessário”, lembrou.

De acordo com Márcia, que também é coordenadora de projetos da Educar-se, essas pequenas ações podem até mesmo modificar hábitos individuais ou em família. “Ter a muda e promover o cultivo na escola, cuidando de cada etapa de seu desenvolvimento, também é uma possibilidade de ver esse ciclo da vida, o que as crianças adoram. Além disso, igualmente abre a possibilidade de utilizarmos essas esponjas na nossa cozinha”, salientou a professora.

Publicidade

A ação também engloba as atividades anuais promovidas pelo projeto BioEducar-se. “Nos sentimos muito felizes de poder incentivar essas práticas pequenas e cotidianas”, enfatizou. “De permitir que as crianças vivenciem isso e, daqui a pouco, levem esses conhecimentos, como algo valioso, para suas famílias e para a sua vida.”

Estudantes puderam acompanhar o desenvolvimento das mudinhas de bucha vegetal | Foto: Divulgação

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E A HIGIENE

A bucha vegetal, ou Luffa cylindrica (nome científico), tem diversos benefícios para a saúde, a higiene pessoal e a limpeza da casa. Ela possui esse nome científico porque é o fruto de uma trepadeira chamada Luffa. Tem folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 centímetros, semelhantes ao pepino.

Folhas, frutos e sementes têm utilidade para a prevenção de doenças, como anemia, bronquite, asma e hemorragias, entre outras. No banho, ela limpa com mais eficiência; é considerada um ótimo esfoliante, por retirar as células mortas da pele; e ainda estimula a circulação sanguínea.

Publicidade

Na cozinha, é uma opção mais barata e sustentável para a lavagem de louça, não risca os utensílios e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional, de plástico poliuretano (que, além de tudo isso, ainda é de difícil reciclagem). A bucha vegetal é um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser empregada no dia a dia. Na sua decomposição, ela não deixa nenhum resíduo e pode ser compostada, desde que na composteira seca.

O tempo médio de uso de uma bucha é de dois meses. Para higienizá-la, basta ferver uma vez por semana, por cinco minutos. Para descartá-la, a recomendação é enxaguar bem, cortar em pedacinhos e colocar na composteira ou descartar com outros resíduos orgânicos.

As esponjas sintéticas são feitas de poliuretano e proliferam fungos e bactérias. Elas demoram muitos anos para se decompor e ainda deixam microplásticos no meio ambiente, que podem ser ingeridos por animais.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quarentena faz pais voltarem às aulas com as crianças

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.