ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Educandário promove uma Semana Cultural

Encerramento do evento ocorreu em cerimônia realizada na sexta-feira, com participação de estudantes e também de professores

Buscando promover um espaço cultural e participativo para os alunos no ambiente educacional, a Escola Estadual Felippe Jacobs, de Santa Cruz do Sul, realizou a primeira Semana Cultural. Com o tema “Palavras que trans(formam): janelas para além do óbvio”, o evento contou com uma ampla programação de atividades ao longo da semana, entre os dias 15 e 19. A iniciativa englobou a participação dos mais de 400 alunos da instituição. 

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Rosário entram em ritmo de férias com oficina de dança em libras

Publicidade

Do primeiro ao quarto ano, os estudantes se envolveram com a contação de histórias. Já os estudantes do quinto ao nono ano participaram de oficinas e palestras com convidados.
Uma das palestras ficou a cargo da Gazeta Grupo de Comunicações, quando o gestor de Conteúdo Multimídia, Romar Beling, falou sobre fake news. O idealizador do evento e um dos organizadores, Elbe Belardinelli, 46 anos, disse que a realização de uma semana de cunho cultural e literário era uma demanda antiga da escola.

Publicidade

Segundo ele, o evento foi ampliado para outras áreas, como as artes e a música. “Queríamos fazer uma primeira experiência de Semana Cultural, articulando com a educomunicação. Utilizamos o tripé educação, arte e comunicação”, afirmou. O professor de História e Geografia também destacou a importância dos espaços participativos na escola, que oportunizam o protagonismo dos alunos em suas criações.

Na percepção do professor de Língua Portuguesa Alan Freire, 27 anos, também um dos organizadores, os alunos se sentiram motivados a participar da iniciativa. “É bom promovermos esse tipo de evento, para que eles se sintam inseridos academicamente na cidade.”

Publicidade

Milena Tatsch, de 26 anos, que atua como professora de Artes e integrou a organização, comentou que a semana foi pensada para que os estudantes desenvolvessem um olhar crítico e artístico em relação às atividades propostas. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Educadores da rede municipal de Santa Cruz participam de formação pedagógica

A programação da Semana Cultural foi desenvolvida em conjunto com professores e equipe diretiva. A decoração ficou a cargo da professora Carina Pinheiro, do 5º ano.

Publicidade

O diretor da Felippe Jacobs, Renato José de Araújo, de 67 anos, afirmou que a ideia é fixar o evento na programação anual da escola, para promover ainda mais a diversidade cultural. “O pessoal deve entender que a cultura não é produzida apenas por grandes artistas, mas também na periferia e nas escolas”, salientou Araújo.

Publicidade

Só elogios

Genifer: satisfeita com a programação

A aluna do 7º ano Genifer Cllas, de 12 anos, elogiou a atividade organizada pela escola. Ela destacou a oficina da professora adjunta e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Ângela Cogo Fronckowiak, que teve como tema “O mistério das coisas aleatórias: mobilização para o sensível”. Genifer também participou de palestras. “Acho que a Semana Cultural deve acontecer novamente, porque podemos sempre aprender coisas novas”, incentivou a aluna.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO

Publicidade

© 2021 Gazeta