Educação

Educação profissional e em tecnologia permite direcionar potencialidades dos alunos; entenda

Perceber a diferença que o seu trabalho faz no desenvolvimento dos estudantes e ter a chance de acompanhá-los nesse processo é uma das gratificações diárias da professora Bruna Fonseca, 32 anos. Licenciada em História e atuando na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ela ministra Geografia no Ensino Médio Técnico da escola Senac de Santa Cruz do Sul. Há dois anos na docência, ela observa que muitos de seus alunos, vindos do ensino tradicional, chegam às aulas com pouco conhecimento do mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM: Dia do Professor: os disseminadores de conhecimento que abrem portas para o mundo

Bruna afirma que a educação profissional e em tecnologia permite direcionar as potencialidades que os estudantes já possuem, bem como desenvolver habilidades necessárias à vida adulta, especialmente as demandadas pelo mercado de trabalho. “Definitivamente, os estudantes que entram pela nossa porta no 1o ano do Ensino Médio não são os mesmos que saem no 3o ano. Esse é um feedback que as próprias famílias nos dão”, revela.

Publicidade

A professora observa que “trazer o conhecimento técnico para o mais próximo possível da realidade dos estudantes é o melhor modo de auxiliá-los a compreender os conteúdos”. “A metodologia que empregamos no Senac se diferencia, justamente por unir todas as áreas de conhecimento e trabalhar com projetos interdisciplinares. Buscamos unir as áreas de Geografia e Física, Geografia e História, Técnico de Informática e Geografia, ou todas”, exemplifica.

LEIA TAMBÉM: Dia do Professor: uma data importante para uma profissão fundamental

Na prática, reforça Bruna, os projetos da escola buscam suprir as curiosidades e anseios dos estudantes, de modo que se consiga unir o interesse deles ao conhecimento. “É a união perfeita, que resulta no engajamento e no aprendizado.” Para garantir que essa “união” permaneça ativa no cotidiano, Bruna usa a comunicação como diferencial. “Costumo utilizar uma linguagem que meus alunos compreendam e, assim, vou tornando o vocabulário mais complexo conforme o andamento das aulas. Na minha disciplina de Geografia, por exemplo, há muitos termos técnicos de Economia, Relações Internacionais e Geologia. São termos que não usamos no cotidiano”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Matrículas para cursos técnicos da Unisc em Pantano Grande estão abertas

A forma com que Bruna procura se expressar espelha-se nos exemplos que teve durante sua formação. “No Ensino Médio, com o despertar do meu senso crítico, comecei a conversar mais com meus professores de História, Geografia e Filosofia, pessoas com as quais me identifiquei. Acabei me espelhando muito nesses professores e ainda tenho contato com eles. Carrego muito deles no meu modo de lidar com os estudantes, de elaborar e ministrar as aulas”, garantiu.

Benefícios da convivência entre alunos e professores

O convívio no ambiente escolar traz benefícios para o desenvolvimento de professores e alunos. Para Bruna Fonseca, a troca em sala de aula ensina sobre ser resiliente, empática e como se comunicar. “A proximidade que tenho com os estudantes também ensina bastante. Nos seguimos nas redes sociais, conversamos pelos meios de comunicação da escola fora do horário de aula.

Publicidade

Eles me mandam ‘memes’ de Geografia. Sou uma pessoa melhor desde que me tornei professora e não me imagino fazendo outra coisa. Amo meus ‘Padawans’, apelido carinhoso que uso para me referir aos meus alunos, como uma professora fã de Star Wars que sou”, brincou.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é o maior gerador de vagas de emprego do Estado

Essa conexão com o docente facilita o aprendizado e faz com que os alunos tenham mais interesse nas aulas e engajamento no conteúdo. Para Augusto Kersting Fagundes, 18 anos, do 3º ano Ensino Médio, integrado ao Técnico em Informática para Internet e que direciona duas certificações – em Desenvolvimento Web e Mobile –, esse é um dos principais ganhos. Ele frequenta o curso desde 2021 e vê a figura do professor extremamente necessária.

Publicidade

“É uma das profissões mais importantes, pois é a que ajuda a formar todos os demais profissionais”, definiu. Ao falar especificamente sobre a convivência com os docentes do Senac, ele frisa que “são totalmente abertos a ouvir os alunos, aconselhar e dar suporte”. Com aptidão e gosto por análise de dados e estatística, Augusto, que se forma no próximo dia 15 de dezembro, ainda não definiu o ramo em que pretende atuar.

LEIA TAMBÉM: Unisc abre inscrições para curso sobre meta-análise; saiba como participar

Sobre os desafios de ser professora, Bruna cita a “competição” com a variedade de estímulos que os estudantes recebem e que, muitas vezes, acabam por desviar a atenção da turma. “Os adolescentes são constantemente bombardeados com informações, e precisamos ensiná-los a selecionar e medir o quanto elas são úteis e seguras. Creio que esse seja o maior desafio para os professores atualmente.”

Publicidade

Diferenciais e matrículas

Com metodologia integrada ao Técnico em Informática para Internet, o Ensino Médio do Senac busca oportunizar uma vivência educacional que estimule os alunos. Ao longo dos três anos de curso, as turmas têm contato com reflexões sobre o mundo do trabalho e desenvolvem habilidades para potencializar sua jornada educacional e profissional. O modelo de educação conta com professores preparados para atuar de forma interdisciplinar. Os profissionais têm metodologia focada na autonomia do aluno, o que oportuniza o desenvolvimento de competências com base na prática, criatividade, troca de experiências e visão crítica e ética.

LEIA TAMBÉM: Cursos EAD da Unisc são reconhecidos com nota máxima pelo MEC 

Como diferenciais do Ensino Médio Técnico, podem ser citados o desenvolvimento de senso crítico, autoconhecimento, pensamento científico, empatia, colaboração, protagonismo, autodisciplina, autonomia, raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

As matrículas estão abertas. O turno da manhã está com as últimas vagas disponíveis, motivo pelo qual há perspectiva de abertura de turma no turno da tarde, com mais 35 vagas. Quem se matricular até 31 de outubro ganha desconto de 15%. A escola também dá desconto através da campanha “Indique um Amigo”. Cada indicação que efetivar a matrícula dá direito ao desconto de 50% no valor de uma mensalidade. Não há limite de indicações.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.