Santa Cruz do Sul

Educação preventiva: projeto debate o trânsito nas escolas de Santa Cruz

Desde 2019, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Real, de Santa Cruz do Sul, desenvolve o projeto “Trânsito Seguro – educar para conscientizar”. A iniciativa debate com alunos de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, de escolas estaduais previamente selecionadas, a importância da educação no trânsito. Os encontros ocorrem durante todo o mês de setembro. Na semana dedicada nacionalmente à conscientização é feita uma ação prática, na qual os alunos experenciam, por um dia, como é ser agente de trânsito.

Com apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Guarda Municipal, neste ano o projeto vem sendo realizado com as turmas das escolas Petituba, Ernesto Alves, Bruno Agnes, Professor Affonso Rabuske, Rosário e do colégio Luiz Dourado. Conforme a gestora de marketing do CFC Real, Juliana Mallmann Fritsch, o projeto caminha por dois vieses, ambos com foco na conscientização de boas atitudes e na prevenção de acidentes no trânsito. “Para as crianças é através de atividades lúdicas e educativas sobre a temática trânsito. Elas elaboram cartinhas de conscientização e depois fazem a entrega, em uma blitz educativa, aos condutores que transitarem em frente às suas escolas. Para os motoristas é uma forma de conscientização e de repensar atitudes do cotidiano e que, por vezes, podem provocar acidentes ou colocar em risco a sua vida ou a de outras pessoas”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas

Publicidade

Juliana acrescenta que na primeira etapa a equipe do CFC vai às escolas e realiza uma aula com os estudantes. É o momento em que cada um dos alunos fala sobre seus conhecimentos de trânsito. Eles levantam temas e, de forma interativa, são orientados e estimulados a escrever uma carta sobre os conhecimentos que assimilaram e gostariam de dividir com os motoristas. Na segunda etapa, a equipe do CFC, com auxílio de agentes da Guarda Municipal, realiza a blitz educativa com esses alunos, em frente às suas escolas, para que eles possam fazer a entrega das cartinhas aos condutores. Além de “darem o recado” aos motoristas, as crianças têm a oportunidade de conversar sobre bons hábitos no trânsito.

Ao avaliar o projeto de educação no trânsito, Juliana observa que “o CFC Real trabalha em busca de um trânsito mais seguro e acredita que é através da educação que a diferença pode ser feita”. “Ir até as escolas é um prazer para a equipe do ‘CFC do Fusquinha’. A troca de experiências, o bate-papo e o desenvolvimento das atividades são de grande valia para a nossa equipe, pois a nossa missão é a valorização da vida”, sublinhou.

Pedido no Colégio Luiz Dourado
Registro da blitz na Bruno Agnes

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.