Desde 2019, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Real, de Santa Cruz do Sul, desenvolve o projeto “Trânsito Seguro – educar para conscientizar”. A iniciativa debate com alunos de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, de escolas estaduais previamente selecionadas, a importância da educação no trânsito. Os encontros ocorrem durante todo o mês de setembro. Na semana dedicada nacionalmente à conscientização é feita uma ação prática, na qual os alunos experenciam, por um dia, como é ser agente de trânsito.
Com apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Guarda Municipal, neste ano o projeto vem sendo realizado com as turmas das escolas Petituba, Ernesto Alves, Bruno Agnes, Professor Affonso Rabuske, Rosário e do colégio Luiz Dourado. Conforme a gestora de marketing do CFC Real, Juliana Mallmann Fritsch, o projeto caminha por dois vieses, ambos com foco na conscientização de boas atitudes e na prevenção de acidentes no trânsito. “Para as crianças é através de atividades lúdicas e educativas sobre a temática trânsito. Elas elaboram cartinhas de conscientização e depois fazem a entrega, em uma blitz educativa, aos condutores que transitarem em frente às suas escolas. Para os motoristas é uma forma de conscientização e de repensar atitudes do cotidiano e que, por vezes, podem provocar acidentes ou colocar em risco a sua vida ou a de outras pessoas”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas
Publicidade
Juliana acrescenta que na primeira etapa a equipe do CFC vai às escolas e realiza uma aula com os estudantes. É o momento em que cada um dos alunos fala sobre seus conhecimentos de trânsito. Eles levantam temas e, de forma interativa, são orientados e estimulados a escrever uma carta sobre os conhecimentos que assimilaram e gostariam de dividir com os motoristas. Na segunda etapa, a equipe do CFC, com auxílio de agentes da Guarda Municipal, realiza a blitz educativa com esses alunos, em frente às suas escolas, para que eles possam fazer a entrega das cartinhas aos condutores. Além de “darem o recado” aos motoristas, as crianças têm a oportunidade de conversar sobre bons hábitos no trânsito.
Ao avaliar o projeto de educação no trânsito, Juliana observa que “o CFC Real trabalha em busca de um trânsito mais seguro e acredita que é através da educação que a diferença pode ser feita”. “Ir até as escolas é um prazer para a equipe do ‘CFC do Fusquinha’. A troca de experiências, o bate-papo e o desenvolvimento das atividades são de grande valia para a nossa equipe, pois a nossa missão é a valorização da vida”, sublinhou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.