Desde a última quinta-feira, 21, equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) estão enviando questionários para as famílias com crianças matriculadas ou que tenham sido chamadas para novas vagas nas escolinhas. Os questionários servirão para verificar quantas famílias devem retornar e qual o turno de preferência. Da mesma forma, servidores de escolas também recebem questionários para levantamento de grupo de risco para o novo coronavírus e reorganização do quadro em cada Emei.
A Secretaria de Educação de Vera Cruz pretende retomar as atividades nas creches no dia 8 de fevereiro. Antes disso, no dia 3 voltam os servidores. Conforme a titular da pasta, Micheli Katiani Rech, o retorno foi discutido pelos secretários das cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), durante encontro realizado no último dia 15, de forma virtual. “Todos os municípios planejam retorno em fevereiro. Vera Cruz será o primeiro. A maioria só voltará depois do carnaval”, explica.
LEIA TAMBÉM: Período de inscrições na rede municipal de ensino inicia nesta sexta-feira
De acordo com Micheli, o retorno ocorrerá por turno para as crianças, com metade da turma na parte da manhã e outra metade à tarde. Portanto, sem turno integral neste primeiro momento, devido ao quadro de pessoal e aos protocolos estabelecidos pelo governo do Estado, que permitem apenas ocupação de 50% para o distanciamento social e exigem a higienização dos ambientes e materiais a cada três horas.
Publicidade
“Os municípios estão se organizando de diferentes formas. Optamos por turno, também pensando na qualidade das intervenções pedagógicas e na adaptação da criança, e tendo em vista ainda as questões emocionais e psíquicas, pois assim a criança terá contato contínuo com a escola e seus professores”, completa.
LEIA TAMBÉM: Rede estadual de ensino abre período de matrículas para 2021
O cronograma de retorno foi apresentado na quinta-feira ao Comitê Municipal Extraordinário de Saúde, Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) Municipal e Conselhos de Educação e de Saúde, para construção conjunta das medidas.
Publicidade
Ainda na última quarta-feira, 20, a Secretaria de Educação deu início ao chamamento de novos estudantes. Para a boa organização, a secretária explica que a convocação ocorre aos poucos. “A cada edital publicado são chamadas 15 crianças de cada turma, para todas as Emeis. Por isso, nós contamos com a compreensão dos pais, que serão contatados gradualmente. Não há necessidade de procurar a secretaria, pois a equipe da educação fará contato com cada família”, completa a secretária de Educação.
LEIA TAMBÉM: Educação de Vera Cruz decide manter aulas remotas até o fim de 2020
Publicidade