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Educação financeira desde os anos iniciais é meta para 2020 na região

A disciplina de Educação Financeira aplicada em escolas de todo o país, seja por meio de projetos ou trabalhada de forma transversal dentro de outras matérias, avançou 100% nos últimos cinco anos em escolas da rede estadual de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura informou que o processo teve início em 2015, quando o tópico foi inserido na matriz curricular e avançou gradativamente. Observou que o ensino começou com praticamente 50% das escolas inseridas, em 2017 houve um aumento de 80% e em 2018 já estava introduzido em 90%.

Agora, atingiu-se a adesão de 100% das escolas. Moura destacou que a meta para este ano é trabalhar a Educação Financeira como disciplina desde os anos iniciais. “Do 1º ao 5º ano serão atividades com produções interativas. A partir do 6º ano será aplicado o Projeto de Vida, que trabalhará a parte financeira, ambiental e saúde”, disse.

No ensino médio, a rede possui dez escolas pilotos que trabalham a questão financeira dentro de outras disciplinas. Em Santa Cruz do Sul, destacam-se as escolas Alfredo José Kliemann e Nossa Senhora da Esperança. Moura salientou ainda que trabalhar o tema tem possibilitado resultados positivos. “Após analisar as amostras de trabalhos realizados no final de ano, conseguimos perceber o quanto tínhamos alunos envolvidos com a questão e a própria aplicabilidade dos recursos dentro da escola é notável. Alguns alunos chegaram a se destacar em redações fora do âmbito escolar. Já estamos colhendo alguns frutos”, afirmou.

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Tema também cresce nas escolas municipais
A disciplina de Educação Financeira também vem ganhando destaque na rede municipal. Além de ser trabalhada de forma transversal nas escolas, dois projetos com o foco no tema – AABB Coins, que funciona dentro do programa AABB Comunidade, e o Jepp (Jovens Empreendedor Primeiros Passos), do Sebrae – foram implantados através de parcerias. Conforme a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, a meta para este ano é ampliar o projeto Jepp e contemplar mais turmas e escolas. “Iremos ampliar para possibilitar que mais alunos e escolas que já demonstraram interesse possam ser inseridas. Quanto mais cedo tratarmos sobre esses temas importantes no dia a dia, mais preparados estarão nossos alunos.” Conforme a secretaria, em 2019 todos os professores da rede municipal passaram por encontros para organizar a implementação da Base Nacional Comum Curricular a qual deverá ser iniciada neste ano.

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Projeto AABB Coins
Em 2019, atendeu diariamente 300 crianças de oito escolas do ensino fundamental. As ações ocorreram no turno oposto das aulas. De acordo com Jaqueline, ao entrar no projeto, cada criança recebeu uma quantia de coins, que é a moeda usada no programa e durante todo o ano foram trabalhadas questões financeiras. “É um projeto que busca reconhecer o bom comportamento. São estipuladas as regras para que os jovens não percam esse valor, como, por exemplo, obedecer o professor, usar uniforme.” As moedas podem ser gastas de forma consciente durante as feiras realizadas pelo projeto. Também foram realizadas ações como visitas ao Banco do Brasil e palestras.

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Projeto Jepp
É uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, que possibilita aos alunos aprenderem de forma lúdica como desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. Conforme a secretária, o projeto-piloto trabalha além da educação financeira. “Ele prepara o aluno para a educação empreendedora. Neste sentido, eles aprendem a montar uma empresa, a desenvolver um produto e fazer toda a parte de custos”, disse. Ao final do ano, uma feira é realizada para vender os produtos. Em 2019, quatro escolas municipais de ensino fundamental participaram do projeto: José Leopoldo Rauber, Menino Deus, Frederico Assmann e Cardeal Leme. Os alunos contemplados eram estudantes do 6º ao 9º ano.

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