Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CNBB

Educação está no foco da Campanha da Fraternidade

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Representantes da Paróquia e dos municípios com material da Campanha

Com o tema Educação e Fraternidade, a Campanha da Fraternidade (CF) 2022 foi lançada oficialmente nessa quarta-feira, 2, em todo o país. Na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que integra os municípios de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, o lançamento ocorreu durante a celebração de Quarta-feira de Cinzas, na Igreja Matriz. A campanha marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa para os católicos.

Imposição das cinzas durante a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes

Neste ano, a CF tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Trata-se da terceira vez em que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

VEJA VÍDEO: “Fala com sabedoria, ensina com amor”: Campanha da Fraternidade tem foco na educação

Publicidade

Com a presença dos secretários de Educação dos três municípios no lançamento, ficou acertado que a temática deverá ser levada às instituições de ensino. Os secretários receberam o texto-base da campanha e, se os educandários desejarem, poderão trabalhar o tema em sala de aula, podendo contar, inclusive, com a presença de um representante da Paróquia. “Queremos propor às escolas que também desenvolvam e reflitam este tema da campanha, assim como será feito nas comunidades, grupos de família, na catequese, nas pastorais e movimentos, durante a Quaresma”, ressaltou o pároco, padre Gelso Bernardy. Durante a celebração, o religioso falou sobre a importância da educação e a destacou como símbolo de esperança.

Secretários de Educação de Lagoa Bonita do Sul, Alexandre Lyra; de Sobradinho, Ivan Trevisan e de Passa Sete, Sineia Donisete Bellini Rech, receberam texto-base da CF 2022

A Campanha da Fraternidade deste ano faz um convite à promoção de diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os objetivos da iniciativa estão analisar o contexto da educação na cultura atual e os desafios potencializados pela pandemia; verificar o impacto das políticas públicas na educação; identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum; estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino; promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

A Campanha da Fraternidade segue até o Domingo de Ramos, 10 de abril, também conhecido como Dia da Coleta Nacional da Solidariedade.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.