Com o tema Educação e Fraternidade, a Campanha da Fraternidade (CF) 2022 foi lançada oficialmente nessa quarta-feira, 2, em todo o país. Na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que integra os municípios de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, o lançamento ocorreu durante a celebração de Quarta-feira de Cinzas, na Igreja Matriz. A campanha marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa para os católicos.
Neste ano, a CF tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Trata-se da terceira vez em que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
VEJA VÍDEO: “Fala com sabedoria, ensina com amor”: Campanha da Fraternidade tem foco na educação
Publicidade
Com a presença dos secretários de Educação dos três municípios no lançamento, ficou acertado que a temática deverá ser levada às instituições de ensino. Os secretários receberam o texto-base da campanha e, se os educandários desejarem, poderão trabalhar o tema em sala de aula, podendo contar, inclusive, com a presença de um representante da Paróquia. “Queremos propor às escolas que também desenvolvam e reflitam este tema da campanha, assim como será feito nas comunidades, grupos de família, na catequese, nas pastorais e movimentos, durante a Quaresma”, ressaltou o pároco, padre Gelso Bernardy. Durante a celebração, o religioso falou sobre a importância da educação e a destacou como símbolo de esperança.
A Campanha da Fraternidade deste ano faz um convite à promoção de diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os objetivos da iniciativa estão analisar o contexto da educação na cultura atual e os desafios potencializados pela pandemia; verificar o impacto das políticas públicas na educação; identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum; estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino; promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
A Campanha da Fraternidade segue até o Domingo de Ramos, 10 de abril, também conhecido como Dia da Coleta Nacional da Solidariedade.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade