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Educação bilíngue na infância: inglês com sotaque é um problema?

Sotaque aqui não se refere a diferenças dialetais dentro de um mesmo idioma (ex: dialeto gaúcho, carioca, baiano). Sotaque, aqui, se refere à pronúncia imperfeita de um indivíduo, ao falar uma língua estrangeira, devido à transferência que ele faz de hábitos fonéticos da língua materna para a outra língua. É o que, em inglês, é chamado de foreign accent.

Em princípio, não há problema em falar uma segunda língua com sotaque da língua materna, desde que esse sotaque não comprometa o entendimento da mensagem. Sotaque normalmente ocorre quando o aprendizado se dá longe de ambientes autênticos da língua e da cultura estrangeira. Ocorre também quando o aprendizado se inicia tardiamente, já na idade adulta. E desvios de pronúncia normalmente vêm acompanhados de pobreza idiomática, vocabulário limitado, consciência cultural limitada, etc.

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É verdade que falar com sotaque é muito melhor do que não falar. Entretanto, assim como há pessoas que se contentam com o mediano suficiente, há pessoas que se esmeram por alcançar o melhor para desfrutar de um melhor entrosamento e mais fácil aceitação social no convívio com estrangeiros em outros países.

Na infância

Por outro lado, quando se trata de ensino/aprendizado de inglês na infância, a preocupação com sotaque e outros desvios é mais séria. Em primeiro lugar, é necessário considerar que só a criança, até a idade crítica de 12 anos, tem capacidade de adquirir consciência fonêmica e assimilar facilmente e plenamente a matriz fonológica de uma segunda língua, ou seja, sem a interferência da língua materna.

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Pesquisa conduzida por Burt, Dulay e Krashen em 1982, mostra que, em um ano de imersão em ambientes com falantes nativos:

  • Cerca de 100% de crianças na faixa de 1 a 6 anos de idade, adquiriram pronúncia equivalente a nativa.
  • Mais de 80% de crianças na faixa de 7 a 12 anos adquiriram pronúncia equivalente a nativa.
  • Menos de 30% de adolescentes na faixa de 13 a 19 anos adquiriram pronúncia equivalente a nativa.

O presente e o futuro

Em segundo lugar, considerando que o analfabetismo já foi comum e ainda aceitável até a primeira metade do século passado, que monolinguismo é aceitável ainda hoje mas sujeito a se tornar inaceitável em breve, pode-se inferir facilmente as exigências das próximas décadas. Se, atualmente, para nós, o importante é falar inglês, com ou sem sotaque, daqui a duas décadas, certamente os desafios serão maiores.

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Portanto, seria um desperdício não permitir que a criança realize em tempo esse potencial de que dispõe e que depois da idade crítica estará comprometido. É também grande a responsabilidade ao se colocar crianças em clubes, cursinhos ou escolas que oferecem aulas de inglês com instrutores cujo modelo de performance não seja equivalente a um nativo. Sotaque e outros desvios que normalmente caracterizam aquele que não é nativo serão transferidos à criança, causando a internalização dos mesmos e podendo se transformar em danos irreversíveis. Seria como colocar a gema bruta nas mãos de um lapidador aprendiz.

International Preschool

O programa Inaternational Preschool é um projeto de educação infantil do Instituto Schütz & Kanomata. Semelhante ao modelo das escolas internacionais, este programa proporciona uma imersão no idioma inglês e contato diário com facilitadores nativos. Através das atividades educacionais, a criança se familiariza desde o início com a cultura e a autêntica pronúncia nativa destes países.

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Saiba mais

O Instituto Schütz & Kanomata, que oferece aulas de imersão com facilitadores nativos em grupos de até oito alunos, fica na Rua Galvão Costa, 85, em Santa Cruz do Sul. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3715 3366 ou pelo WhatsApp. Fique por dentro de tudo que acontece no Instituto pelo Instagram @institutoschutzkanomata.

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