Categories: Centro-Serra

Eduardo Leite venceu na cidade e Sartori levou a melhor no interior

O segundo turno na corrida pelo Palácio Piratini promete ser um dos mais acirrados dos últimos tempos. Com projetos de governo semelhantes, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) superaram os demais adversários e disputarão o voto dos mais de 8 milhões de eleitores aptos no Rio Grande do Sul. Em Sobradinho, cerca de 11 mil estão habilitados para ir às urnas no próximo dia 28, em seções espalhadas pela cidade e também no interior.

A tendência é de um equilíbrio ainda maior do que o registrado no primeiro turno entre os dois postulantes ao cargo. Ex-prefeito de Pelotas, Leite foi o mais votado no município, com 3.432 votos. E, em boa parte, o desempenho positivo do tucano se deve à grande votação nas seções localizadas na cidade, conforme levantamento realizado pela Gazeta da Serra, utilizando os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

Leite somou 2.956 votos na cidade, quase 500 a mais do que Sartori, que fez 2.469. No total, ele venceu em 24 das 32 seções, enquanto o atual governador venceu em outras sete. Na seção 044, da Casa da Cultura Amario João Lazzari, no Centro, houve empate entre os dois candidatos, cada um recebendo 58 votos. A maior diferença em votos totais ocorreu na seção 068, da Escola Estadual Santo Carniel. Lá, o tucano fez 50 votos a mais do que o emedebista.

Publicidade

Já no interior, Sartori levou a melhor sobre Leite, por 675 votos a 476. Possivelmente, a força eleitoral do prefeito Maninho Trevisan contribuiu para o sucesso do governador, já que ambos são do mesmo partido e a militância do MDB se engajou na campanha. Apesar disso, o tucano venceu em três seções, localizadas em Vila Gramado, Campo da Aviação e Linha Quinca. Sartori teve expressiva votação em Campestre, onde a diferença foi de 72 votos para o segundo colocado.

Em todas as seções, Eduardo Leite e José Ivo Sartori se alternam na primeira e segunda colocação. Miguel Rossetto (PT), que somou 1.043 votos, só não foi o terceiro mais votado em duas seções, onde acabou superado por Jairo Jorge (PDT).

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.