Os gaúchos decidiram neste domingo, 30, nas urnas, manter Eduardo Leite no cargo de governador do Rio Grande do Sul. O político do PSDB foi reeleito com 57,10% dos votos, com 88,83% das seções eleitorais apuradas – matematicamente, o candidato Onyx Lorenzoni (PL) já não conseguiria alcançar Leite, tendo 42,90% dos votos neste momento da apuração. O vice-governador eleito é Gabriel Souza (MDB).
Pouco depois das 18 horas, com cerca de 49% das seções totalizadas, Leite já liderava com 55,70% dos votos válidos. No comitê de campanha do tucano, em Porto Alegre, a equipe já comemorava a vitória de Leite nesse horário e institutos de pesquisa adiantavam a decisão dos gaúchos.
LEIA MAIS: Entrevista com Eduardo Leite: “Posso ser medido pelo meu trabalho”
Publicidade
QUEM É EDUARDO LEITE
Nascido em Pelotas, Eduardo Leite tem 37 anos. Bacharel em Direito pela UFPel, iniciou cedo a atividade política: filiou-se ao PSDB aos 16 anos e, em 2004, aos 19, concorreu pela primeira vez a vereador. Embora não tenha se elegido, ocupou cargos na Prefeitura e em 2008 conseguiu chegar à Câmara, chegando a ser presidente por três anos. Concorreu a deputado estadual em 2010, sem se eleger, e em 2012 elegeu-se prefeito. Ao fim do mandato, apesar de ter mais de 60% de aprovação, abriu mão de buscar um segundo mandato.
LEIA MAIS: Eduardo Leite: “Regime fiscal é o caminho responsável”
Em 2018, após passar um período estudando políticas públicas nos Estados Unidos, lançou-se candidato a governador e acabou eleito no segundo turno, tornando-se a pessoa mais jovem a governar o Estado. Também foi o primeiro governador a assumir-se homossexual. No ano passado, disputou as prévias presidenciais do PSDB, mas foi derrotado pelo então governador João Doria. Em março, renunciou ao cargo de governador ainda na intenção de viabilizar a candidatura ao Planalto, mas não teve apoio e lançou-se à reeleição.
Publicidade
Historicamente, Leite é o primeiro governador a ser reeleito – assim considerado mesmo que tenha renunciado no início do ano, já que foi eleito no último pleito realizado.
Relação com Santa Cruz do Sul
Há poucos dias, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, anunciou apoio à candidatura de Eduardo Leite. Neste domingo, pouco após a divulgação da reeleição do tucano, Helena emitiu nota parabenizando os gaúchos pela escolha (confira a nota na íntegra abaixo):
O Rio Grande do Sul reelege pela primeira vez um governador da paz, do respeito, do amor e da união! Que muito já fez pelo nosso Estado e por Santa Cruz, mas que assumiu um compromisso conosco de fazer muito mais.
Publicidade
Quero agradecer a cada santa-cruzense que também confiou no melhor caminho para a nossa cidade e o Rio Grande.
Com Eduardo Leite e Gabriel Souza, avançaremos no desenvolvimento de Santa Cruz e da região do Vale do Rio Pardo.
Neste domingo, confirmamos que Santa Cruz e o Rio Grande falam mais alto!
Publicidade
Helena Hermany
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade