Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGUNDO MANDATO

Eduardo Leite é empossado governador do Rio Grande do Sul

Foto: Palácio Piratini

Primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi empossado na manhã deste domingo, 1º, para o segundo mandato. A cerimônia foi dividida em duas fases. A primeira ocorreu na Assembleia Legislativa, onde ele e o vice eleito, Gabriel Souza (MDB), proferiram o Compromisso Constitucional. Leite discursou por cerca de 35 minutos e, na sequência, todos os presentes se dirigiram até o Palácio Piratini para a segunda etapa: a transmissão do cargo por parte do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Leite relembrou os desafios enfrentados e os objetivos alcançados ao longo do primeiro mandato, bem como as demandas que permanecem. “Quatro anos depois, sinto a mesma emoção ao iniciar um novo mandato como governador. Estou entusiasmado e consciente da enorme responsabilidade que se apresenta: superar um governo que já foi exitoso em suas circunstâncias.” Citou ainda o conhecimento e sabedoria adquiridos no período. “Eu mudei, aprendi muito e envelheci. Vocês mudaram, todos mudamos e o Rio Grande do Sul agora também é outro. O sonho, no entanto, segue inalterado.”

LEIA TAMBÉM: Multidão chega à Esplanada dos Ministérios e polícia suspende revista

Publicidade

Leite destacou a melhoria na qualidade da educação e do aprendizado no Estado como prioridade da nova gestão. “Arrumamos as contas, estamos arrumando o governo e vamos arrumar a escola.” Ao mesmo tempo, elencou a saúde como outro objetivo. “Queremos que o Rio Grande do Sul se consolide como um polo nacional de qualidade no atendimento à saúde, investindo em estrutura e garantindo uma fluidez financeira ao sistema de prestação de serviço.” Citou ainda o combate à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento econômico e o incentivo ao agronegócio e à agricultura familiar como outros pontos que vão exigir máxima atenção.

Sobre a relação com o governo federal, o governador reeleito garantiu que será saudável e madura. “Nós e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atendemos a mesma população aqui no Estado. Divergimos ideológica e pragmaticamente em muitos temas, mas não esperem do nosso governo nem subserviência, nem sublevação em relação ao governo federal.” Ressaltou as pautas comuns entre as duas esferas e afirmou que diálogo, sobriedade e grandeza cívica serão o caminho para a resolução dos problemas.

ASSISTA: Leite volta a tomar posse como governador neste domingo

Publicidade

Palácio Piratini ficou lotado para a transmissão do cargo

Após a solenidade na Assembleia Legislativa, Eduardo Leite, Gabriel Souza e os demais presentes fizeram a tradicional caminhada até o Palácio Piratini, onde o governador Ranolfo Vieira Júnior aguardava os eleitos para a transmissão do cargo de governador do Rio Grande do Sul. O salão Negrinho do Pastoreio ficou lotado para a nova cerimônia, na qual também foram empossados o novo procurador-geral do Estado e os secretários.

No local, Leite fez novo pronunciamento, desta vez sem protocolo e mais voltado à emoção e aos agradecimentos. Ele exaltou o trabalho de Ranolfo em todas as funções que exerceu ao longo dos últimos quatro anos e também a amizade que construíram. Agradeceu também o apoio de Gabriel Souza e de toda a equipe de governo que assumiu neste domingo, bem como reforçou a importância do apoio dos familiares ao longo da trajetória política.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: confira como vai funcionar esquema de segurança para a posse 

Publicidade

Ranolfo discursou exaltando a democracia e a reeleição de Leite em um ano eleitoral marcado por rupturas e divisão política entre a população. “É perceptível que os gaúchos querem estabilidade e, ao mesmo tempo, inovação. A continuidade significa não perder um tempo precioso, significa acelerar o passo e desbravar ainda mais possibilidades”, disse. Por fim, fez um balanço da atuação como vice-governador, secretário de Segurança Pública e também governador por nove meses após a renúncia de Leite, em 31 de março do ano passado. Ele agora será diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.