Uma das estrofes mais repetidas da história da música popular brasileira certamente é o começo de uma canção escrita por Renato Russo e lançada em 1986: “Quem um dia irá dizer que não existe razão / Nas coisas feitas pelo coração / E quem me irá dizer que não existe razão”. Eduardo e Mônica, a música lançada pela banda Legião Urbana, marcou as gerações ao longo dos 35 anos seguintes.
E agora o casal mencionado ganha rosto e voz, nas telas do cinema. Coube ao diretor brasiliense René Sampaio, 47 anos, nascido na mesma cidade em que surgiu a Legião Urbana, conduzir a adaptação do “enredo” da canção de Renato Russo (1960-1996). Ingressando no circuito nacional nesta quinta-feira, 20, o filme também poderá ser conferido nos dois cinemas de Santa Cruz do Sul (veja a programação completa, com filmes, salas e horários, abaixo).
LEIA TAMBÉM: Série da Netflix estrelada por Camila Queiroz e Maisa Silva ganha data de estreia
Publicidade
Na verdade, o que o filme faz é recuperar a história real por trás da música composta por Renato Russo. O compositor e cantor, na época, decidiu homenagear um casal de amigos, a artista plástica Leonice de Araújo Coimbra e seu marido Fernando Coimbra. Como era de se esperar, naturalmente Renato já tomara as liberdades de poeta e artista ao contrastar as duas personalidades, como a canção propõe: “Eduardo e Mônica era nada parecido / Ela era de Leão e ele tinha dezesseis / Ela fazia medicina e falava alemão / E ele ainda nas aulinhas de inglês”, diz a rima de Russo.
Nas telas, com a descrição “poético-musical” presente, os dois personagens que foram referidos na letra da canção, Leonice e Fernando, ainda são confrontados com suas particularidades expostas na música. E houve mesmo quem dissesse, após assistir às sessões de divulgação e pré-estreia, que a canção e o filme eram “nada parecidos”. Bem, como duas linguagens completamente distintas, é provável que não precisassem mesmo ser… nem sequer parecidos.
LEIA TAMBÉM: Elis Regina, 40 anos depois de sua morte, vai ser tema de três grandes projetos
Publicidade
Gabriel Leone e Alice Braga fazem as vezes do casal nas telas, tendo Brasília, em plenos anos 1980 de abertura democrática, como pano de fundo, com roteiro de Matheus Souza. A oportunidade, para o público contemporâneo, é ter de volta o mesmo clima de expectativa dos anos 1980, no campo das artes, da política e da incorporação de novidades tecnológicas.
Programação de 20/1 a 26/1
- EDUARDO E MÔNICA (estreia)
- De René Sampaio. Brasil, 2021.
- Com Gabriel Leone e Alice Braga.
- Gênero: drama, comédia, romance.
- Classificação indicativa: + de 14 anos.
- Cine Santa Cruz – Sala 2: 14 horas e 21 horas (2D).
- Cine Max Shopping – Sala 1: 16h30 (2D). Sala 2: 19 horas (2D).
- PÂNICO 5
- De Matt Beltinelli-Olpin e Tyler Gillett. EUA, 2021. Com Neve Campbell.
- Gênero: terror, suspense.
- Classificação indicativa: + de 13 anos.
- Cine Santa Cruz – Sala 2: 16h15 e 18h45 (2D, dublado).
- Cine Max Shopping – Sala 2: 14 horas e 21h30 (2D, dublado).
- SING 2
- De Garth Jennings. EUA, 2021.
- Com Wanessa Camargo, Fiuk e Lexa.
- Gênero: animação, comédia, família.
- Classificação indicativa: livre.
- Santa Cruz – Sala 1: 13h30 (3D, dublado).
- Max Shopping – Sala 1: 14h15 (3D, dubl.).
- HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA
- De Jon Watts. EUA, 2021.
- Com Tom Holland e Zendaya.
- Gênero: ação, aventura, fantasia.
- Classificação indicativa: 13 anos.
- Cine Santa Cruz – Sala 1: 15h30 e 18h30 (3D, dublado) e 21h30 (3D, legendado).
- Cine Max Shopping – Sala 1: 18h40 e 21h30 (3D, dublado); Sala 2: 16h15 (3D, dublado).
LEIA TAMBÉM: Sing 2 é a novidade da semana nos cinemas de Santa Cruz do Sul; confira o trailer
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade