A Editora Gazeta lançou, na tarde deste domingo, 28, o livro “Bola no Pé, Coração na Mão”. Escrita pelo jornalista Benno Bernardo Kist, da Gazeta Grupo de Comunicações, a obra é um resgate histórico do Departamento de Futebol Monte Alverne (DFMA). O lançamento ocorreu durante a programação de aniversário da entidade, realizada na Sociedade Esportiva e Cultural Monte Alverne (Secma). O evento também contou com almoço, homenagens a ex-presidentes e pessoas que marcaram os 40 anos do Departamento e o lançamento do Campeonato Monte Alverne 2018 – Taça Rudi Mahl. As novas soberanas da entidade serão escolhidas no fim da tarde deste domingo.
Os clubes São José, Saraiva, Monterey, São Martinho, União e Flor de Maio, que participam do campeonato neste ano, receberam, cada um, 40 exemplares da obra. O livro será vendido por R$ 30,00 pelas entidades, que ficarão com o lucro. A publicação tem o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Sicredi.
Livro eterniza a história da entidade
Publicidade
O jornalista Benno Bernardo Kist se dedicou a coletar dados e ouvir personagens que fizeram parte dos 40 anos do departamento. O material foi reunido no livro “Bola no Pé, Coração na Mão”, um registro histórico das quatro décadas de atividade do DFMA. O próprio Benno está inserido nas recordações. Nasceu no final da década de 50, assim como muitos clubes de Monte Alverne e arredores. Logo depois da criação do departamento, em 1978, atuou e foi campeão pelo São José. “É uma satisfação muito grande escrever sobre algo em que estamos inseridos. Foi uma oportunidade para eternizar a trajetória do departamento na história”, diz o autor.
A primeira parte do livro destaca a administração do departamento. Começa pela criação em 1978, passa pela organização, em atas e dados estatísticos, até um dos momentos mais relevantes: a formação da diretoria só por mulheres, em 2016. Os clubes estão evidenciados na segunda seção. Hoje seis clubes disputam o campeonato, mas, ao longo da história, 32 já fizeram parte. A última parte apresenta causos que compõem o folclore do futebol amador.
Livro foi escrito pelo jornalista Benno Bernardo Kist (com o microfone)
Publicidade
Publicidade
Fotos: Rodrigo Assmann
Publicidade
This website uses cookies.