Com a volta dos jogadores que atuam no futebol inglês, o técnico Tite convocou nessa sexta-feira 25 nomes para mais uma rodada tripla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, que será no Catar. O volante Edenilson, do Internacional, foi chamado pela segunda vez consecutiva. Segundo a CBF, ele não deve desfalcar a equipe nos jogos do Brasileirão. O coordenador da seleção, Juninho Paulista, garantiu que a entidade irá adiar os confrontos das equipes que cederão jogadores.
Durante a coletiva, Tite explicou os motivos que o fizeram reconvocar o meio-campista colorado. “Não é o que ele fez agora. É o que vem fazendo ao longo do Campeonato Brasileiro. É um jogador versátil, moderno, trabalhando em duas ou três funções, dentro do Inter e dos nossos trabalhos. Ele se justifica por si só pela versatilidade que ele tem, pela qualidade que tem e pelo momento que vive”, elogiou o treinador.
Raphinha, do Leeds United, também foi novamente convocado, enquanto Richarlison (Everton) e Roberto Firmino (Liverpool), ambos recuperando-se de lesões, são as ausências. A seleção brasileira jogará entre os dias 7 e 14 de outubro contra Venezuela, Colômbia e Uruguai. É a quarta convocação do ano, segunda para as Eliminatórias – também teve a Copa América na temporada. Os atletas se apresentarão nos dias 3 e 4 de outubro. Serão dois jogos longe de casa – contra Venezuela, no dia 7, em Caracas, e depois contra a Colômbia, em Barranquilla, no dia 10. Por fim, o Brasil vai encarar o Uruguai no dia 14, em Manaus, com a presença liberada de 12 mil torcedores na Arena Amazônia.
Publicidade
Com 100% de aproveitamento após ganhar os oito jogos disputados até agora, o Brasil ficará praticamente garantido na Copa do Mundo se mantiver o desempenho perfeito. São quatro vagas diretas para o continente, com o quinto lugar jogando uma repescagem.
O Brasil soma 24 pontos em oito rodadas, enquanto a Colômbia, em quinto lugar, está com 13 e já atuou nove vezes. O time brasileiro ainda tem o confronto com a Argentina, adiado no início deste mês pela polêmica dos quatro atletas rivais impossibilitados de jogar por não cumprirem quarentena de 14 dias após virem da Inglaterra.
Tite chamou sete atacantes pelo fato de Neymar estar suspenso do primeiro compromisso, na casa da Venezuela. O treinador pode ter outros desfalques nos compromissos contra Colômbia e Uruguai pelo fato de contar com sete pendurados: Thiago Silva, Éder Militão, Casemiro, Gerson, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Gabriel.
Publicidade
O coordenador da seleção brasileira, Juninho Paulista, e Manoel Flores, diretor de competições da CBF, estarão na Arena Amazônia, em Manaus, nesta segunda-feira para uma avaliação do estádio que vai receber o duelo contra os uruguaios. “Acreditamos que o gramado estará em totais condições”, afirmou Juninho.
LEIA MAIS: Tite convoca seleção brasileira para jogos de outubro
Publicidade