Santa Cruz do Sul

Economista aponta desafios e perspectivas para 2024

“No âmbito do Estado, do País e do mundo teremos um cenário econômico desafiador para o próximo ano.” Essa foi a avaliação feita pelo economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), Giovani Baggio, no painel que apresentou na edição de novembro da reunião-almoço Tá Hora, realizada nessa terça-feira. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o evento reuniu empresários, líderes de entidades e profissionais de empresas no restaurante do Hotel Águas Claras.

LEIA TAMBÉM: Cesta básica, combustível, veículos: entenda o que muda com a reforma tributária

Conforme o economista, muitos desafios deste ano na área econômica devem permanecer em 2024. O primeiro é o cenário internacional, que deve continuar difícil. “Temos a Europa com dificuldades para crescer, como guerras e todos os problemas de uma política monetária apertada, até por conta da elevada inflação. EUA também com juros altos, começando a ter alguns sinais de desaceleração de sua economia, e a China com dificuldades depois da reabertura após a pandemia”, disse.

Publicidade

Baggio observou que as dificuldades do cenário internacional não ajudam as empresas exportadoras. Exceção feita ao setor do tabaco, que por sua tradição e qualidade de produtos vem conseguindo manter um bom desempenho.

LEIA TAMBÉM: Inovação e dedicação da equipe marcam a história da Dermatologe

Já para a economia brasileira, após registrar um crescimento que deve fechar o ano por volta de 3% – puxado em grande parte pelo bom desempenho da agropecuária, sobretudo na região central do País – a previsão é que desacelere em 2024. “O crescimento deve variar em torno de 1,5% a 2% no próximo ano”, avaliou. Isso seria reflexo do desempenho abaixo do esperado do agronegócio.

Publicidade

Indústria dá sinais de recuperação

Giovani Baggio apontou sinais de recuperação do setor industrial, que nos últimos tempos tem registrado quedas frequentes em seu ritmo de crescimento. Juros elevados, cenário internacional difícil e baixa confiança na política econômica com a troca do governo federal são fatores que desestimularam os investimentos nessa área. Sobretudo no Estado, onde a queda da produção industrial neste ano foi de 5,1% em relação ao mesmo período de 2022.

LEIA TAMBÉM: Convenção da CDL debate a inovação no setor

Queda registrada também em outros indicadores, como de faturamento, de nível de compra e de emprego. “Além de todos esses problemas relacionados à conjuntura, tivemos as cheias do Taquari, uma região que é muito forte na produção de alimentos. Isso prejudicou muito a nossa produção.”

Publicidade

O economista apontou o cenário atual de queda nos juros, baixa da inflação e mais facilidade de acesso ao crédito como muito favoráveis para essa recuperação, o que deve aparecer já no próximo ano. Giovani Baggio prevê também que o nível de inadimplência deve diminuir o que vai auxiliar na retomada do consumo. Destacou, contudo, a necessidade de o País colocar em prática o arcabouço fiscal, “para manter a confiança do mercado e atrair investimentos”.

Reforma Tributária

O economista da Fiergs avalou como positiva a aprovação da Reforma Tributária, sobretudo pela oportunidade de mudar um sistema que há anos vinha onerando o setor produtivo. Contudo, ele teme que as alterações feitas no texto original, com a inclusão de várias exceções, aumentem a taxa geral, que pode ser de 27,5% ou mais.

LEIA TAMBÉM: Entenda os principais pontos de mudança com a reforma tributária 

Publicidade

“O perigo é que a gente tenha uma reforma que melhore em termos de qualidade do sistema, de simplificação, mas que, por conta dessas exceções, a carga fique muito elevada para alguns segmentos”, comentou.

O Tá Hora conta com o patrocínio de BAT Brasil, BRDE, JTI, Banrisul, Philip Morris Brasil, Unimed, Universal Leaf, Unisc e Gazeta Grupo de Comunicações. Esta edição pode ser conferida na íntegra no canal da ACI no Youtbe (ACI Santa Cruz).

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.