Categories: Geral

Eclipse poderá ser visto na madrugada de domingo para segunda-feira

Sol, Terra e Lua estarão alinhados e com a mesma inclinação na madrugada do dia 20 para 21 de janeiro, situação que permite a formação do eclipse lunar total, momento em que a lua cheia fica na sombra da Terra. A boa notícia é que será visível no Rio Grande do Sul e sem a ajuda de equipamentos.

O fenômeno começará a partir de 1h30 e terminará por volta de 4h50. A cobertura total da Lua está prevista para as 2h41, segundo dados da Nasa. Neste momento, o satélite natural deve apresentar coloração avermelhada, quando é chamada de Lua de Sangue. 

O próximo eclipse lunar total está previsto para maio de 2021. Outro fenômeno programado para este ano é o eclipse solar total, em 2 de julho, que terá maior visibilidade no Chile e na Argentina.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.