A programação que celebra os 173 anos de Encruzilhada do Sul contou, na última sexta-feira, com uma assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
LEIA TAMBÉM: Amvarp e Cisvale realizam assembleia em Encruzilhada do Sul nesta sexta-feira
Anfitrião do encontro, o prefeito de Encruzilhada do Sul e presidente da Amvarp, Benito Paschoal, ressaltou o crescimento e a diversidade que caracterizam o município atualmente. “Encruzilhada está em pleno desenvolvimento, com destaque para os pomares de oliveiras, soja e fruticultura. Já são oito marcas de azeite de oliva, muitas delas premiadas mundialmente. E estamos prevendo investimentos privados de mais de R$ 200 milhões na cidade.”
Publicidade
Uma das principais preocupações apontadas pelos prefeitos na assembleia é o impacto financeiro que os municípios vão sofrer ainda neste ano com medidas aprovadas recentemente em Brasília. De acordo com Paschoal, muitas gestões já são obrigadas a tomar ações drásticas e duras, cortando despesas e investimentos em decorrência da perda de receitas. “Essa é uma situação grave”, observou.
LEIA TAMBÉM: Prefeitos da região retomam debate sobre plano de gestão de resíduos
Prefeito de Vera Cruz e recém-empossado como vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Gilson Becker trouxe relatos da mobilização realizada em Brasília. “Estão aumentando a responsabilidade dos municípios, mas os recursos não vêm na mesma proporção. Já conseguimos avanços após a mobilização, como a aprovação da PEC 122, que proíbe a criação de despesas sem fonte de receita. Mas precisamos ficar atentos”, ressaltou Becker.
Publicidade
Presente na assembleia, o coordenador técnico da área da Saúde na Famurs, Paulo Azeredo, esclareceu aos prefeitos pontos importantes de leis e decretos recentemente aprovados, como a que instituiu o piso dos agentes comunitários e a que dá benefícios a servidores da saúde e segurança pelos serviços durante a pandemia.
Conduzida pelo prefeito de Vale Verde e presidente do Cisvale, Carlos Gustavo Schuch, a pauta da assembleia do Consórcio tratou de temas como a UTI pediátrica em Santa Cruz do Sul e o projeto para realização de mutirões de cirurgias eletivas de alta complexidade em traumatologia. “Atualizamos os prefeitos sobre os avanços em questões importantes para o Vale do Rio Pardo, que devem trazer muitos benefícios para a população em breve”, salientou Schuch.
Ao final da assembleia conjunta, foi aprovada a realização de uma reunião da Amvarp e da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) em Vale Verde, no dia 25 de agosto. O objetivo é debater iniciativas para fortalecer o setor na região.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.