ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“É uma prerrogativa do Município”, diz presidente da Corsan sobre decisão da prefeita

Foto: Gilmar Felix

“Respeitamos”. Assim o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Roberto Barbuti, responde quando questionado sobre a decisão da prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany (Progressistas), que, na contramão de dirigentes de municípios como Gravataí e Esteio, decidiu não assinar o aditivo contratual com a empresa. “É uma prerrogativa do Município e está tudo certo”. Com a decisão, a companhia deve seguir atuando no município, porém sob os termos do contrato em vigor, que foi assinado em 2014 e vai até 2054.

A proposta da Corsan era estender o prazo por mais oito anos, até 2062. Em contrapartida, a Prefeitura teria direito a uma parcela da receita que será obtida com a venda das ações e um “adicional de valor”. No total, o aporte chegaria a cerca de R$ 10 milhões, o que sempre foi considerado pouco pelo Palacinho. O governo chegou a pedir R$ 108 milhões, o equivalente a 18 vezes a média mensal de arrecadação no município.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz rejeita acordo para estender contrato com a Corsan; entenda os efeitos da decisão

Publicidade

Em entrevista à Gazeta do Sul nessa sexta-feira, 3, Barbuti alegou que não haveria como atender ao pedido. “Se flexibilizássemos para um, teríamos que fazer para todos e não teria como fazer essa equação parar de pé.” Segundo ele, Corsan e Prefeitura precisarão agora voltar a conversar para definir o cronograma de investimentos – que, por força de lei, terá que incluir a meta de universalização do acesso a água potável e esgoto tratado até 2033, prevista no Marco Legal de Saneamento.

Outro ponto é a questão tarifária: a proposta previa uma espécie de congelamento na tarifa, que não seria majorada acima da inflação até 2027. “Precisaremos ter uma discussão sobre o que prevê o contrato, olhar o plano de investimentos proposto, conversar com o regulador e verificar em que base vai se dar a questão tarifária”. Barbuti voltou a afirmar que a Corsan cumprirá as obrigações previstas no contrato e melhorar as condições de atendimento no município. “Não vamos deixar a população desassistida”, garantiu.

Confira a entrevista completa:

Publicidade

LEIA MAIS: Em nota, Corsan garante que vai cumprir o contrato

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta