O piso nacional dos professores subirá para R$ 4.420,55 em 2023 – um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63. A portaria com o novo valor foi assinada nessa segunda-feira, 16, à noite, pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, na tarde desta terça-feira, 17, a diretora do 18º núcleo do Cpers/Sindicato, Cira Kaufmann, ressaltou que a categoria está satisfeita com o índice de reajuste nacional.
Ela também pontuou que a maior preocupação é de que, no Estado, não haja a reposição do piso, mas o teto – que é quando o governo retira vantagens de profissionais com mais tempo de carreira e desconta do valor da reposição. “Dessa forma, os professores acabam ficando com salários baixos, além de haver uma desconsideração do plano de carreira e da formação continuada”.
LEIA TAMBÉM: “O Ensino Médio de turno integral é o mais adequado para o jovem”, diz secretária estadual
Publicidade
A diretora do 18º núcleo do Cpers/Sindicato ainda salientou de que há uma mobilização para que toda a categoria receba a reposição, inclusive os servidores de escolas. “A nossa categoria amargou oito anos sem reposição. É preciso valorizar a educação pública. Há falta de professores na rede. É importante investir em prédios, mas é fundamental valorizar o professor”, ressaltou. Segundo ela, o reajuste deve começar a valer a partir do mês de abril.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade