Um vídeo com uma legenda falsa foi publicado no Twitter na noite desse domingo, 23, para sugerir que, antes de ameaçar agredir um jornalista, Bolsonaro foi provocado por ele. Segundo o texto aplicado sobre a imagem, o repórter teria dito que visitaria a filha do presidente, de 9 anos, na cadeia. A verificação foi feita por jornalistas do UOL, do Jornal do Commercio, do Nexo e da revista Piauí, por meio do Projeto Comprova.
O áudio do vídeo compartilhado, no entanto, mostra que nenhum repórter falou isso e que, na verdade, um homem que seguia Bolsonaro, na visita à Catedral Metropolitana de Brasília, nesse domingo, disse: “Vamos visitar nossa feirinha na catedral, presidente”. O jornalista foi ameaçado pelo presidente depois de perguntar sobre os R$ 89 mil depositados pelo ex-assessor Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle.
LEIA TAMBÉM: Internautas repetem pergunta que levou Bolsonaro a ameaçar jornalista
Publicidade
O próprio presidente e o filho dele, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), compartilharam o vídeo – sem a legenda falsa, mas com a descrição: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, em referência a um versículo bíblico utilizado pelo presidente em contexto eleitoral.
No vídeo postado por Bolsonaro há uma marca d’água que aparece embaçada, mas é possível verificar ser a de @SamPancher, um dos primeiros perfis a publicar o vídeo no Twitter – sem a legenda falsa. Em entrevista ao Comprova, Samuel Pancher, estudante de jornalismo paulista, disse que costuma publicar conteúdos relacionados ao presidente e que apenas recebeu o vídeo e legendou a fala do presidente. “Não sabia que iam pegar o que o ambulante falou para criar uma narrativa”, afirmou. “Eu me preocupei em legendar o que ele (Jair Bolsonaro) falou.”
>> Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.
Publicidade
LEIA MAIS: Projeto Comprova: estudo para provar a eficácia da cloroquina é enganoso
This website uses cookies.