Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto Comprova

É falso que repórter tenha falado em visitar filha de Bolsonaro na cadeia

Foto: Agência Brasil

Um vídeo com uma legenda falsa foi publicado no Twitter na noite desse domingo, 23, para sugerir que, antes de ameaçar agredir um jornalista, Bolsonaro foi provocado por ele. Segundo o texto aplicado sobre a imagem, o repórter teria dito que visitaria a filha do presidente, de 9 anos, na cadeia. A verificação foi feita por jornalistas do UOL, do Jornal do Commercio, do Nexo e da revista Piauí, por meio do Projeto Comprova.

O áudio do vídeo compartilhado, no entanto, mostra que nenhum repórter falou isso e que, na verdade, um homem que seguia Bolsonaro, na visita à Catedral Metropolitana de Brasília, nesse domingo, disse: “Vamos visitar nossa feirinha na catedral, presidente”. O jornalista foi ameaçado pelo presidente depois de perguntar sobre os R$ 89 mil depositados pelo ex-assessor Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle.

LEIA TAMBÉM: Internautas repetem pergunta que levou Bolsonaro a ameaçar jornalista

Publicidade


O próprio presidente e o filho dele, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), compartilharam o vídeo – sem a legenda falsa, mas com a descrição: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, em referência a um versículo bíblico utilizado pelo presidente em contexto eleitoral.

No vídeo postado por Bolsonaro há uma marca d’água que aparece embaçada, mas é possível verificar ser a de @SamPancher, um dos primeiros perfis a publicar o vídeo no Twitter – sem a legenda falsa. Em entrevista ao Comprova, Samuel Pancher, estudante de jornalismo paulista, disse que costuma publicar conteúdos relacionados ao presidente e que apenas recebeu o vídeo e legendou a fala do presidente. “Não sabia que iam pegar o que o ambulante falou para criar uma narrativa”, afirmou. “Eu me preocupei em legendar o que ele (Jair Bolsonaro) falou.”

>> Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Comprova: estudo para provar a eficácia da cloroquina é enganoso

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.