A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) lançou na noite dessa quarta-feira, 17, um livro virtual (e-book) onde estão reunidos textos, poesias e desenhos premiados no âmbito do programa Plantando Livros e Colhendo Cultura na Escola. A iniciativa foi lançada pela instituição no ano passado, com o objetivo de incentivar os estudantes à leitura e à produção de trabalhos com base nos conhecimentos e reflexões adquiridos. No total, 86 das 88 escolas estaduais do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra participaram.
A proposta foi da servidora Natalícia Belém Nunes, que atua na 6ª CRE desde o ano passado. Ela conta que diante da repercussão do filme A Pequena Sereia (2023), em que a protagonista foi interpretada pela atriz negra Halle Bailey, entendeu que precisava propor algum debate sobre o racismo e levou a ideia à coordenação, que prontamente aceitou. Assim, aos poucos as escolas começaram a trabalhar com os alunos em sala de aula a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Ener).
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz será uma das sedes de série de seminários sobre o Plano Nacional de Educação
Publicidade
“Me sinto contribuindo com a educação. O racismo está sempre por aí. Eu, estando dentro da 6ª CRE, comecei a pensar como poderia colaborar”, afirma Natalícia, que também é negra. Ela diz que ficou surpresa com todo o andamento, desde o empenho dos demais servidores da coordenadoria até dos diretores, professores e os próprios estudantes. “Para mim foi surpreendente, jamais imaginei que seria dessa forma. São trabalhos lindos, então é muito gratificante poder auxiliar.”
Também participou da cerimônia de lançamento o representante da plataforma Árvore de Livros, André Barbosa. Ele foi o responsável por apresentar a iniciativa à direção da empresa e se diz orgulhoso do resultado. “Foi tão exitosa a ideia que se expandiu para todas as CREs do Rio Grande do Sul, mas em nenhuma delas tivemos tantas e tão boas produções”, observa. Ele elogiou o empenho de todos e colocou a plataforma à disposição para colaborar com futuros projetos ou mesmo novas edições.
Já o chefe da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, voltou a destacar as capacidades das crianças e adolescentes. “Coisas maravilhosas como essa acontecem, basta que a gente os incentive à leitura e à produção.” Moura recordou os recentes e os grandes avanços da sociedade no que diz respeito ao combate ao racismo nas últimas décadas, e disse acreditar em um futuro melhor para as novas gerações. “Quero estar vivo para ver esse novo mundo onde eles viverão e que, com certeza, será diferente, muito melhor.”
Publicidade
Concurso e selo postal
Diante do grande número de trabalhos produzidos, a 6ª CRE realizou um concurso para que as escolas e municípios selecionassem os melhores. Depois, em âmbito regional, os vencedores foram novamente avaliados por um corpo de jurados uma votação pública elegeu os que estariam presentes no livro. Destes, alguns foram selecionados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para virar selo postal.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade