Categories: Regional

Dúzia de ovos dobra de preço nos supermercados de Santa Cruz

Quem faz as compras de casa nos supermercados já deve ter percebido que os preços de produtos hortigranjeiros, como verduras, legumes, frutas e ovos, dispararam. Em meio à entressafra da produção e à estiagem que castiga a região desde novembro do ano passado, nesta semana o preço da dúzia de ovos praticamente dobrou nos supermercados santa-cruzenses. Em algumas lojas já há até limitação da compra do produto.

O empresário Jackson Roth explica que a aquisição de ovos com os fornecedores está complicada. “Nesta semana mesmo o preço subiu muito, pois trocamos o fornecedor. Além da estiagem, este é um período de entressafra na produção de ovos. Por conta disso, o produto geralmente é mais caro”, avaliou Roth.

LEIA MAIS: Supermercados alteram horário e fecham no domingo

Publicidade

Ele conta que os preços dos demais itens, como laranja, banana, batata e tomate, por exemplo, tiveram reajustes por causa também da escassez gerada pela falta de chuva no Rio Grande do Sul (veja no quadro abaixo). “Eu acredito que 90% da responsabilidade para o aumento de preços é da estiagem e não do volume maior de compras nas lojas”, justificou o empresário Celso Müller. Ele destacou que a falta de chuva se reflete no preço dos produtos e na limitação de alguns deles, em parte da rede de supermercados instalada em Santa Cruz do Sul.

IMPORTANTE: pesquisa realizada na tarde dessa terça-feira, das 14 horas às 15h30, junto às principais redes de supermercados em Santa Cruz do Sul. A Gazeta do Sul não considerou ofertas de ocasião no levantamento.

No caso dos ovos, por exemplo, há limite de compra na Comercial Zaffari. A loja estipulou no máximo cinco dúzias por cliente. “Os consumidores estão comprando muitas coisas, de todos os gêneros e segmentos. Desde o papel higiênico à carne e os produtos da cesta básica”, detalhou Roth. O motivo é a pandemia do coronavírus. Segundo ele, na semana passada o volume de clientes nos supermercados foi 40% maior. “Agora estabilizou, mas ainda não temos os dados finalizados desta semana”, disse Roth.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.