A decoração de Natal faz parte da rotina de fim de ano do gaúcho, as luzes certamente deixam a festa ainda mais bonita. A RGE Sul alerta a comunidade: com este tipo de enfeite é imprescindível ter muita atenção e cuidado na instalação.
Muitas decorações funcionam com o uso da energia elétrica. A eletricidade, quando mal utilizada, pode provocar curtos-circuitos e acidentes como choques, queimaduras, incêndios e até fatalidades. Veja algumas recomendações de segurança que devem ser postas em prática na montagem das decorações de fim de ano, seja em casa ou no trabalho:
Publicidade
- O pisca-pisca só deve ser ligado na tomada depois que estiver devidamente montado. Cuidado no manuseio, pois os fios são muito finos e se rompem facilmente.
- Não toque nos enfeites elétricos com as mãos ou pés molhados, nem os manuseio em lugares úmidos. Com água, o risco de choque é muito maior.
- Se necessário trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar o enfeite de lugar desligue-o da tomada.
- As emendas e conexões devem ser feitas com fita isolante de boa qualidade. Jamais utilize fita adesiva, fita crepe ou esparadrapo. NUNCA improvise.
- Jamais utilize os postes da rede elétrica para ornamentação.
- Mantenha os arranjos longe do alcance de crianças, animais e de áreas com circulação de pessoas. Cuidado para que a fiação não fique espalhada pelo chão.
- Somente um aparelho elétrico deve ser ligado em cada tomada para evitar sobrecarga.
- Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a capacidade da rede.
- Compre somente material de boa qualidade.
- Ao instalar equipamentos em locais altos, fique atento para evitar quedas.
- Use uma escada para fazer o serviço com segurança.
- Na dúvida, SEMPRE contrate um profissional habilitado. Assim você evita acidentes e prejuízos materiais e garante um Natal feliz em família.
- Para qualquer dúvida ou necessidade com energia elétrica, chame a RGE Sul pela Central de Relacionamento – 0800 707 7272.
Publicidade
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Publicidade
Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Publicidade