Geral

Duplicação da RSC-287 deve iniciar no próximo mês

A duplicação dos primeiros quilômetros da RSC-287 está prevista para começar no próximo mês, nos trechos urbanos de Santa Cruz do Sul e Tabaí. A obra é uma das mais aguardadas em termos de infraestrutura viária pelos municípios da região central do Rio Grande do Sul. Segundo a Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, que administra a rodovia desde 2021, o foco inicial será nas travessias urbanas prioritárias desses dois municípios, conforme estipulado no contrato de concessão. Após a catástrofe climática de maio, a proposta era iniciar os trabalhos nos pontos emergenciais de Venâncio Aires e Candelária, incluindo a reconstrução das duas pontes que desabaram.

No entanto, a concessionária informou que a Secretaria da Reconstrução optou por seguir o cronograma original, priorizando as áreas urbanas de Santa Cruz e Tabaí. Assim que os projetos de reconstrução e duplicação para Venâncio Aires e Candelária forem concluídos e aprovados, novas frentes de trabalho serão abertas nesses lugares, com expectativa de início ainda neste ano.

LEIA TAMBÉM: Trecho da RSC-287 próximo ao viaduto já tem buracos

Publicidade

Antes da enchente, a previsão da Rota de Santa Maria era entregar os dois primeiros trechos – cerca de um quilômetro em Tabaí e aproximadamente dois quilômetros em Santa Cruz – até o final de agosto deste ano. Agora, a conclusão das obras de duplicação dessas travessias está prevista para agosto de 2025. O detalhamento completo do plano de obras, incluindo prazos específicos e fases de execução, ainda será divulgado pela empresa.

A expectativa é de que R$ 2,7 bilhões sejam investidos ao longo dos 30 anos de concessão para duplicação de 204,5 quilômetros entre Tabaí e Santa Maria. Em Santa Cruz, as obras estão previstas para começar entre os quilômetros 102 e 104,65, iniciando logo após o viaduto do trevo Fritz e Frida e se estendendo até o entroncamento com a BR-471.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.