A Rota de Santa Maria deve começar em abril do ano que vem a duplicação da RSC-287. A previsão é do diretor-geral da Concessionária, Renato Bortoletti, que concedeu entrevista à Rádio Gazeta 107,9.
Conforme Bortoletti, a duplicação representa um desejo antigo da comunidade regional e vai assegurar melhora no fluxo de veículos e ampliar a segurança dos usuários, reduzindo o risco de acidentes. “Devemos iniciar as obras de drenagem, que é uma preocupação das prefeituras, dos moradores ao longo da faixa de domínio e da concessionária também.”
LEIA TAMBÉM: Diretor da Rota de Santa Maria diz que pedágios foram ampliados para dar fluidez
Publicidade
Além disso, a previsão é começar a duplicação pela fundação das pontes, como a do Rio Taquari, por exemplo. Junto começa o trabalho nos trechos das áreas urbanas de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. “A ideia é duplicar ela primeiro, para colocar o tráfego na construção nova e poder depois fazer o reforço da ponte já existente.” O intuito da Rota de Santa Maria é antecipar a conclusão da duplicação para o quinto ou sexto ano de concessão.
A decisão pela antecipação
A Rota de Santa Maria apresentou ao Governo do Estado um projeto para antecipar a duplicação da RSC-287. Pelo contrato assinado no ano passado, toda a rodovia, entre Tabaí e Santa Maria, deve receber a intervenção em todos os trechos até 2042. Porém, a concessionária fez um novo estudo e afirma que pode finalizar a duplicação total da estrada em até 6 anos, ou seja, até 2028.
LEIA TAMBÉM: Pedágios da RSC-287 sobem a partir da meia-noite; veja os novos valores
Publicidade
A proposta precisa passar por análise da Secretaria Estadual de Transportes e também precisa de autorização da Procuradoria-Geral do Estado. Se a antecipação da obra for aprovada, o projeto ainda precisaria passar por uma audiência pública com as comunidades envolvidas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade