Santa Cruz do Sul

Duplicação da BR-471 avança rapidamente; veja detalhes

Iniciada em 17 de março deste ano, a duplicação do trecho urbano da BR-471, em Santa Cruz do Sul, avança rapidamente. Os trabalhos estão concentrados entre o Gaúcho Diesel e o entroncamento da rodovia com a Rua Coronel Oscar Jost, no Bairro Avenida, onde é possível ver operários e máquinas trabalhando nas duas laterais da pista. O trecho é visto como um dos mais importantes pelo aspecto econômico, em função da grande concentração de empresas naquela região.

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A Gazeta do Sul percorreu o trajeto urbano da 471 na tarde dessa quarta-feira, 7, e identificou uma série de obras ocorrendo em simultâneo, interligadas ou não. Em alguns locais, como nas proximidades da Germani Alimentos, a abertura da nova pista foi concluída, bem como o processo de terraplanagem. Agora, as máquinas trabalham na colocação e compactação das pedras. Os homens também atuam na instalação da canalização para escoamento da água das chuvas.

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Já em outros trechos, como nas redondezas do acesso ao Bairro Várzea pela Rua Irmão Emílio, a abertura das novas pistas ocorre dos dois lados, junto dos processos de terraplanagem e da primeira compactação com rolo compressor. A colocação dos canos também está pendente, de modo que é possível perceber dezenas deles empilhados, aguardando o momento do uso. Depois do entroncamento com a Coronel Oscar Jost, cujo acesso foi fechado até a noite dessa quarta, ainda não há sinais de obras.

Vale ressaltar que todo o percurso onde os trabalhos são executados está devidamente sinalizado com placas, cones e outros equipamentos para alertar os motoristas. Não há interrupção no trânsito, que flui normalmente, tanto durante o dia como à noite.

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Entenda as intervenções previstas

Vista como uma das maiores obras públicas da história de Santa Cruz, com investimento que pode superar os R$ 100 milhões, a duplicação do trecho municipalizado da BR-471 é discutida há décadas, sobretudo em razão do aumento do número de empresas instaladas às margens da rodovia. Depois de uma mobilização batizada de Duplica 471, em que diversas empresas e instituições se uniram para pressionar o poder público a iniciar a obra, ela se concretizou.

Também foi no âmbito desse movimento que a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) arrecadou R$ 323 mil junto ao empresariado para financiar a contratação do projeto. Depois de diversos entraves burocráticos, os trabalhos começaram no dia 17 de março, após uma cerimônia simbólica.

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O chamado trecho um vai do trevo do Gaúcho Diesel até o entroncamento com a Rua Coronel Oscar Jost, com cerca de dois quilômetros e investimento previsto de R$ 27 milhões. As responsáveis são a PAP Urbanizadora, de Lajeado, e a Avantte Engenharia, empresa de Santa Cruz do Sul.

Já o trecho dois compreende cerca de três quilômetros entre o trevo do Bom Jesus e a ponte próxima ao Hospitalzinho, entre os bairros Faxinal Menino Deus e Santa Vitória. É o percurso mais longo e o único que deve receber uma duplicação “pura”, passando a contar com quatro pistas separadas por um canteiro.

O trecho três começa após a ponte mencionada anteriormente e termina no fim do trecho urbano, junto ao Distrito Industrial. São cerca de 2,5 quilômetros e a previsão é de construir alças laterais. Já o trecho quatro vai do entroncamento com a Rua Coronel Oscar Jost até o trevo do Bairro Bom Jesus, com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Será o último a ser executado e, como já existem alças laterais na altura da Rodoviária, elas devem ser apenas revitalizadas. Ainda não há nenhuma previsão para a conclusão dos trabalhos.

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Guilherme Bica

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Guilherme Bica

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