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Duplicação da BR-290 avança, mas apenas em Pantano Grande

Retomadas em agosto do ano passado, as obras de duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, estão paradas em três dos quatro lotes. O lote 4, que se estende do quilômetro 215, no perímetro urbano de Pantano Grande, até o quilômetro 228, que marca o fim desse trecho, já em direção a Cachoeira do Sul, é o único onde os trabalhos seguem em andamento. Antes do recomeço, em 2016, as obras ficaram paradas durante um ano e meio.

Segundo a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, o cronograma estabelecido em junho do ano passado, para utilização dos recursos disponíveis para 2016/2017, está sendo cumprido sem atrasos. O órgão informou ainda que os recursos disponibilizados pelo governo federal permitem só a execução plena da terraplenagem e a drenagem entre os quilômetros 218,5 e 228, o entorno do viaduto do quilômetro 215,2 (junto à Raabelândia), inclusive com a pavimentação da duplicação entre os quilômetros 215,2 e 216, compreendendo também as ruas laterais deste segmento. A conclusão dessas obras está prevista para dezembro deste ano.

O restante do trecho, entre os quilômetros 209 e 215,2, vai demandar prorrogação de prazo e nova dotação orçamentária. Ainda não há estimativa de conclusão de toda a obra devido aos recentes cortes orçamentários do governo federal.

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Conforme o Dnit, já foram executados 75% da terraplenagem, 80% dos bueiros e 40% das cercas novas do lote 4. No perímetro urbano de Pantano Grande, 60% dos desvios foram feitos, faltando ainda a pavimentação asfáltica, que não foi executada na semana passada em razão das baixas temperaturas. No momento, as equipes trabalham nos aterros e bueiros do quilômetro 219 ao 221 e continuam os desvios no perímetro urbano de Pantano Grande.

Segundo o prefeito de Pantano, Cássio Nunes Soares, as equipes estão concluindo o asfaltamento das vias laterais entre os quilômetros 215 e 216, e os trabalhos seguem em plena atividade. “O foco era nas ruas paralelas até o momento, pois os condutores vão precisar utilizar essas vias como desvio. A partir de agora, vão dar início à elevada”, explicou.

O viaduto, conforme Soares, terá uma parte de concreto armado, com vão livre de 90 metros, e áreas de aterro com cerca de 300 metros para cada lado. Sobre a geração de empregos, o prefeito afirmou que cerca de 80 vagas foram criadas. “Já deu uma boa incrementada, mas não plenamente. Acredito que esse número pode dobrar ainda.” 

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