Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NO TRIBUNAL

Dupla vai a júri por espancar homem na saída de uma festa em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Após sete anos, será finalizado nesta quinta-feira, 3, na justiça o processo referente a uma tentativa de homicídio registrada na saída de uma festa no Salão Goerck, na Avenida Deputado Euclydes Kliemann, Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul. Valmir Martins, de 45 anos, e César Luis Scherer, de 40, vão sentar no banco dos réus após serem indiciados pela Polícia Civil e denunciados pelo Ministério Público (MP) pela participação no espancamento de um homem às 23h15 de 4 de junho de 2017, um domingo.

Na época, a vítima, Juares Bechert, foi agredida com chutes, socos, pontapés e golpes com pedaços de madeira. O homem foi internado em estado gravíssimo no Hospital Santa Cruz (HSC), sendo posteriormente transferido ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, onde permaneceu na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) durante um período.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil desmantela criadouro clandestino de pássaros em Santa Cruz

Publicidade

Ele sobreviveu ao atentado. Atualmente com 51 anos, Juares Bechert foi intimado a prestar depoimento no júri desta quinta-feira. A sessão, que será presidida pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse e iniciará às 13h15, marcará a estreia do novo promotor de Justiça de Santa Cruz do Sul, Gustavo Burgos de Oliveira. Ele assumiu a vaga deixada por Flávio Eduardo de Lima Passos, novo promotor da recém-criada Promotoria da Violência Doméstica do município.

O advogado Mateus Porto faz a defesa de Valmir Martins, enquanto o criminalista Roberto Alves de Oliveira representa César Luis Scherer. Ambos os réus estão atualmente em liberdade. Curiosamente, os dois experientes defensores atuaram em lados opostos em um dos principais júris de Santa Cruz do Sul nos últimos anos, do Caso Francine, em 18 de novembro de 2022, com Porto na defesa do réu e Oliveira como assistente de acusação.

Após atuar no Caso Francine, Roberto Oliveira e Mateus Porto voltam ao júri nesta quinta

Motivação passional teria sido o pano de fundo

Conforme a denúncia do MP, Valmir e César, junto de outros dois adolescentes, na época com 14 e 17 anos, teriam tentado matar Juares. De acordo com a Promotoria, Valmir e a vítima encontravam-se no interior do Salão Goerck. O réu, motivado pelo fato de que sua ex-companheira teria tido um caso com Juares, teria ido atrás dele na saída da festa, na companhia do menor de 14 anos, e o espancado com chutes, socos e pontapés, o que fez com que caísse no chão.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil prende homem que assaltou residência no interior de Sobradinho

Segundo a denúncia, na sequência os dois teriam pedido ao réu César e ao adolescente de 17 anos para lhe entregarem pedaços de madeira. Assim, passaram a dar pauladas na cabeça da vítima, causando graves lesões. As investigações ficaram a cargo da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP). Os quatro envolvidos foram identificados e indiciados.

Os dois menores de idade já foram julgados na Juizado da Infância e Juventude. O adolescente de 14 anos acabou condenado, enquanto o de 17 teve o procedimento arquivado. Ao longo dos processos dos adultos, César negou qualquer participação no fato e permaneceu em silêncio ao prestar depoimento. Já Valmir alega legítima defesa, com negativa da intenção de matar.

Publicidade

Sete jurados vão ser sorteados nesta quinta para compor o conselho de sentença, que analisará as provas contra os acusados e as teses defensivas dos advogados dos réus. O tribunal do júri desta quinta-feira marcará o retorno dos julgamentos em Santa Cruz, após pouco mais de dois meses sem sessões em virtude da suspensão das audiências presenciais por conta das enchentes no Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.