Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Categorias de base

Dupla Gre-Nal e Juventude estreiam na Copa São Paulo neste sábado

Os três times gaúchos que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior entram em campo neste sábado, 2, data de abertura da mais tradicional competição de categorias de base do futebol brasileiro. Ao todo, são 112 equipes na disputa do título, um recorde na história da competição, disputada desde 1969.

Única equipe gaúcha a conquistar a Copa São Paulo (1974, 1978, 1980 e 1998), o Inter estreia às 19 horas, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no Estádio Professor Luis Augusto de Oliveira, em São Carlos. O Colorado está no Grupo 9, que tem também o São Carlos e o Serrano, da Bahia.

Em busca do título inédito, o Grêmio encara a Desportiva Ferroviária, às 15 horas, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. O Tricolor, que tem como melhor resultado na história da competição um vice-campeonato, em 1991, integra o Grupo 16, ao lado de Ituano e Santos do Amapá.

Publicidade

Já o Juventude terá pela frente a Chapecoense, às 16 horas, pelo Grupo 1, em Tanabi. Dono da melhor campanha de uma equipe do interior gaúcho na Copinha, alcançando a semifinal em 2010, o Papo também duelará nesta chave com o Tanabi e o América de São José do Rio Preto.

A competição

As 112 equipes estão divididas em 28 grupos de quatro equipes cada, sendo que os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase. Em todas as fases do mata-mata, as equipes se enfrentam em jogo único e o vencedor se classifica. As partidas que terminarem empatadas serão decididas nos pênaltis. A final está prevista para acontecer no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Estádio do Pacaembu.

Publicidade

Atual campeão, o Corinthians é também o maior vencedor da Copinha, com nove títulos, seguido pelo Fluminense, que já levantou a taça cinco vezes. O Inter é o terceiro time que mais venceu, com quatro taças no armário. Atlético-MG, Santos e São Paulo foram campeões três vezes, enquanto Flamengo, Nacional-SP, Ponte Preta e Portuguesa já foram campeões duas vezes.

Com um título, aparecem América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio Barueri, Guarani, Juventus, Marília, Paulista de Jundiaí, Santo André e Vasco. Dos grandes clubes do futebol brasileiro, apenas Grêmio, Palmeiras e Botafogo não se sagraram campeões da Copinha.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.