Categories: Esportes

Dupla Gre-Nal atraiu menos sócios-torcedores em 2015

Referência mundial nos últimos anos em número de sócios, o Internacional não teve um bom 2015. O futebol irregular apresentado dentro de campo refletiu na torcida, que pouco se associou ao clube ao longo do ano – apesar do time chegar à semifinal da Libertadores. No levantamento feito pelo Movimento por um Futebol Melhor, o colorado não aparece no top 10 de “Clubes que mais ganharam sócios-torcedores em 2015” e caiu para terceiro no ranking de “Clubes com mais sócios-torcedores”. Já o Grêmio foi apenas o 10º no primeiro levantamento e está em quarto no segundo.

Ao todo 286 mil pessoas aderiram a programas de sócios-torcedores em 2015. Apesar da fraca adesão dos gaúchos, trata-se de um número duas vezes superior ao crescimento de 2014, quando 115 mil novos membros se associaram aos seus clubes do coração. Em 2013, a cifra foi de 249 mil.

Os clubes campeões nacionais de 2015 foram os que mais tiveram novos sócios. O Corinthians somou 69.279 pessoas em seu quadro social, seguido de perto pelo rival Palmeiras, com 62.452. Além dos clubes paulistas, surpreendem na lista os torcedores de Sport e Remo, respectivamente quarto e quinto no ranking de crescimento. No caso da equipe pernambucana, além da boa campanha no Brasileiro, campanhas de associação e a sistematização da venda online ajudam a explicar o sucesso na temporada, consolidando-se como o maior programa de sócio-torcedor do Nordeste.

Publicidade

Já o Remo, além de ter subido para a Série C do Brasileiro, contou com a rivalidade do Paysandu como motivador. Os dois clubes brigaram ao longo do ano para ver quem terminaria com mais sócios ao final da temporada.

Dupla Gre-Nal

O Grêmio, no ano, somou 8.414 novos sócios-torcedores, ficando em décimo na lista que mais ganharam associados em 2015. Em sua frente estão, além de Corinthians e Palmeiras nas primeiras colocações, São Paulo, Sport, Remo, Flamengo, Atlético-MG, Ponte Preta e Fluminense. O Inter não aparece no Top 10.

Publicidade

Já no outro levantamento, que avalia os sócios-torcedores em geral, o colorado – que já liderou o ranking – caiu para a terceira colocação, com 112.756. O Grêmio aparece logo em seguida, com 88.740. A liderança está, também, com Corinthians (134.998) e Palmeiras (126.756).

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.