Dois jovens da região se preparam para uma grande viagem no ano que vem. Cristiano de Castro Nunes e Émerson Luís Lemes Moraes, da unidade de Santa Cruz do Sul do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), venceram a seletiva da ocupação de Robótica Móvel para o WorldSkills. O evento mundial de profissões técnicas ocorre em agosto de 2019 em Kazan, na Rússia.
Cristiano que tem 17 anos é de Santa Cruz do Sul, e Émerson, de 19 anos, de Rio Pardo, foram os representantes do Rio Grande do Sul nas seletivas nacionais e serão os representantes do Brasil após conquistar a medalha de ouro. Foram cinco dias de competições, durante a Olimpíada do Conhecimento, que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal. Os jovens enfrentaram outras quatro equipes: de Mato Grosso, Paraná, de Santa Catarina que ganhou a medalha de bronze, e de São Paulo que ficou com a prata.
Publicidade
No primeiro dia da competição, as duplas tiveram como missão construir um robô móvel para simular a movimentação de contêineres em portos. Nos outros quatro dias da seletiva, os alunos desenvolveram soluções para os módulos das provas e fizeram adaptações nos robôs, tendo sempre como base as informações previstas no resumo das provas.
Acompanhados dos treinadores Matheus da Silva Lemos e Theodoro Cardoso, os jovens tiveram que enfrentar a pressão. “Foi muito complicado lidar com o nervosismo e a ansiedade, porque nós sabíamos da dimensão dessa competição.Durante os dias nós enfrentamos vários desafios e problemas, mas também conseguimos evoluir bastante”, conta Cristiano e Émerson completa: No segundo dia acabamos tendo alguns problemas, mas que conseguimos resolver no terceiro dia. No fim quase gabaritamos e ficamos naquela angústia sem saber se íamos ganhar ou não até a hora da premiação, quando foi anunciado Santa Catarina em segundo. Nós nos olhávamos e não conseguíamos acreditar, até que foi anunciado a dupla do RS campeã das seletivas”.
Publicidade
Para participar da competição mundial, os dois rapazes iniciam treinamento em Brasília a partir de janeiro do ano que vem. Junto com a equipe brasileira liderada pelo Senai, a dupla deve se preparar para ir ao mundial e caso atinjam as notas de corte e tenham bom desempenho, vão integrar a comitiva que representará o Brasil na Rússia.
“Agora a responsabilidade só aumenta, é um novo desafio, e estou muito ansioso pra enfim poder representar o Brasil na Rússia no ano que vem”, conta Émerson. “A competição vai ser em agosto do ano que vem, mas ainda não temos muita informação a respeito do treinamento. Mas o que já sei é o que o desafio tende a aumentar muito, e vamos ter que estar muito bem preparados”, completa Cristiano.
Publicidade