Santa Cruz do Sul terá dois clubes na primeira divisão estadual novamente em 2024, algo que não ocorre desde 2012. Para fazer bonito no Gauchão, cada clube trabalhou de forma incessante nos últimos dois meses para formar os elencos e também com o objetivo de deixar as casas em ordem. Tanto o Estádio dos Eucaliptos como o Estádio dos Plátanos receberam melhorias para revitalizar o aspecto dos palcos locais.
O Avenida vai para a segunda temporada consecutiva na elite e pensa em fazer um bom papel até para ganhar moral na disputa da Série D do Brasileiro, logo na sequência. Por outro lado, o Santa Cruz retorna ao primeiro nível após tê-lo integrado pela última vez em 2013. A expectativa é alta pela permanência, e há um desejo até mesmo de classificação entre os oito que avançam às quartas de final. Motivo de orgulho para o município, fica a torcida por resultados positivos na temporada.
LEIA TAMBÉM: Vianna: quem vai levar mais público ao estádio, Avenida ou Santa Cruz?
Publicidade
O Congresso Técnico do Gauchão foi realizado na quarta-feira, 29, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O encontro dos dirigentes definiu a fórmula e a tabela da competição. A abertura será no fim de semana dos dias 20 e 21 de janeiro. A final será no dia 6 de abril. Haverá utilização do VAR a partir das quartas de final.
LEIA MAIS: Ave-Cruz será na oitava rodada do Gauchão no dia 14 ou 15 de fevereiro
A competição vai reunir 12 clubes. Grêmio e Internacional são os representantes da Série A do Brasileirão. O Juventude é a equipe da Série B. Ypiranga, São José e Caxias estão na Série C. Avenida, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas irão disputar a Série D. O São Luiz é o atual campeão da Copa FGF e estará na Copa do Brasil. Santa Cruz e Guarany de Bagé conquistaram o acesso da Série A2 e lutarão pela permanência.
Publicidade
LEIA MAIS: Ave-Cruz do Gauchão será disputado nos Plátanos
Para 2024, o Avenida optou pela permanência do técnico Márcio Nunes, de 43 anos. Neste ano, com dez pontos, a equipe encerrou na nona colocação, quatro pontos acima do Esportivo, primeiro da zona de rebaixamento. A intenção para a próxima temporada é evoluir. O clube deseja uma boa arrancada na competição para garantir a permanência e depois pensar em brigar até pela classificação.
O treinador pretende trabalhar com um grupo de 25 atletas. A programação prevê seis amistosos, sendo três antes da virada do ano. Márcio Nunes pretende montar um elenco equilibrado, com uma mescla de atletas experientes e jovens, observando a estatura também.
Publicidade
“Teremos o Gauchão neste primeiro momento e o Brasileiro da Série D na sequência, que era um desejo nosso no processo de evolução do clube. A expectativa para a temporada é das melhores. Temos confiança no trabalho que está sendo desenvolvido e estamos convictos de que os torcedores vão gostar muito do que verão no Estádio dos Eucaliptos”.
Jair Eich, ex-presidente do EC Avenida
No Santa Cruz, Daniel Franco se despediu e a direção acertou com o técnico Paulo Henrique Marques, de 58 anos. O elenco terá 28 atletas, também mesclado entre jovens e ‘cascudos’. O Galo deve fazer quatro testes, sendo dois antes da parada do Ano-Novo.
Vice-presidente de futebol, Lairton Falcão dos Reis está motivado para a próxima temporada. “Tudo está andando dentro da maior normalidade. Teremos um novo presidente em breve. O planejamento para 2024 está excelente. O grupo diretivo é muito bom. Seguimos firmes e fortes como sempre”, sublinhou.
Publicidade
LEIA MAIS: Especial: dupla Ave-Cruz no Gauchão em 2024
“Estamos motivados e empenhados para realizar uma grande campanha no retorno do clube à primeira divisão. Lançamos nosso plano de sócios e apresentamos os novos uniformes. O Estádio dos Plátanos recebeu melhorias e estará pronto para acolher os torcedores da melhor forma. Com muito trabalho, esperamos por uma grande temporada, de muitas alegrias.”
Miguel Schuck, presidente do FC Santa Cruz
AVENIDA
Goleiros: Ruan Carneiro e Lúcio
Laterais: Celsinho, Rodrigo Negueba, Alan Cardoso e César Nunes
Zagueiros: Rafael Goiano, Dadalt e Patrick Borges
Meio-campistas: Jhonata, Chicão, Lucas Lucena, Bruno Camilo, Alexandre, Jean Carlo e Carlos Alberto
Atacantes: Maikon Aquino, Bruninho, Hélio Paraíba, Felipe Cruz, Elias Carioca e Carlos Henrique
Publicidade
SANTA CRUZ
Goleiros: Marcelo Pitol, Alexandre Villa, Ruan e Arthur
Laterais: Ramon, David Luís, Bruno Collaço, Marcos Martins e Henrique Castro
Zagueiros: Thiago Sales, Anderson Alagoano, Tairone, Jefferson e Kevlin
Meio-campistas: Daniel Silva, Amaral, Léo Aquino, Guilherme Amorim, Leylon e Leonardo Paul
Atacantes: Márcio Jonatan, Netto, Hugo Almeida, Eduardo Júnior, Rafael Mineiro, Pablo Bueno, Rickelmy e Jean Lucca
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.