Quase dois meses depois de avançarem às finais da Copa do Brasil, Grêmio e Palmeiras começam a disputa do título neste domingo, às 21 horas, na Arena. O duelo da volta será no outro domingo, às 18 horas, no Allianz Parque, em São Paulo. Enquanto o Tricolor busca o sexto título para igualar o número do Cruzeiro, maior vencedor, o Verdão quer o tetracampeonato do torneio nacional. A equipe paulista ainda vem motivada pela conquista da Copa Libertadores da América 2020, em cima do Santos, no dia 30 de janeiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
A decisão só começa agora porque o Palmeiras foi para o Mundial de Clubes, no início deste mês, no Catar. Não marcou nenhum gol e terminou na quarta posição, sendo derrotado nos pênaltis pelo Al-Ahly, do Egito, no enfrentamento do terceiro lugar. Antes já havia perdido por 1 a 0 para o Tigres, do México, nas semifinais.
LEIA MAIS: Grêmio x Palmeiras será às 21 horas de domingo
Publicidade
Nessa sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou o pedido do governo do Rio Grande do Sul e mudou o horário do primeiro jogo, que estava marcado para 16 horas. O motivo da alteração está relacionado ao avanço da Covid-19 em todo o Estado. O Piratini argumentou que a partida no horário original poderia causar aglomerações em bares e restaurantes, com torcedores se reunindo para acompanhar a partida. Já com o início às 21 horas, a tendência é que assistam em casa, pois os estabelecimentos já estarão fechados a partir das 20 horas.
Em campo, o técnico Renato Portaluppi escalará o que tem melhor. No gol, ele deve optar por Paulo Victor na vaga de Vanderlei. Na zaga, Paulo Miranda é o provável companheiro de Kannemann, enquanto Pedro Geromel se recupera de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo. No meio-campo, a tendência é que Maicon atue ao lado de Matheus Henrique, dando experiência e qualidade ao setor.
Em entrevista coletiva, o centroavante Diego Souza exaltou a chance de faturar mais um título pelo clube, após a campanha decepcionante no Brasileirão. O Grêmio terminou apenas na sexta colocação, garantindo presença na fase preliminar na edição deste ano da Libertadores. Porém, se ganhar a Copa do Brasil, entrará direto na fase de grupos do torneio continental. “Este ano não está sendo diferente, nossa equipe gosta desse tipo de jogo. Vale muito para nós e para o nosso torcedor. Vamos fazer de tudo, com muito respeito ao Palmeiras, que é uma grande equipe, vamos nos desdobrar, fazer das tripas coração para que a gente possa conquistar esse titulo. Tem um sabor muito especial por terminar uma temporada com a cabeça erguida e olhar para trás e ver que tudo que fizemos, tudo que abdicamos, vai valer a pena”, destacou o camisa 29.
Publicidade
A temporada de 2020, que ainda não acabou para o Tricolor, tem sido muito especial para Diego Souza. Aos 35 anos, ele soma 28 gols em 52 partidas. Nas duas passagens anteriores pelo clube, contabiliza 116 jogos e 44 gols, conforme levantamento do Grêmio. A fama de “copeiro”, em competições de mata-mata torna-se um combustível importante para levantar outro caneco.
“O mundo inteiro sabe disso, não à toa o Grêmio vai para sua, se conquistar, sexta Copa do Brasil. E o Grêmio disputa três competições dentro do ano, de extrema importância, mas chega um momento que, pelo calendário, tem que optar por alguma delas. E as decisões aparecem mais rápido nas copas. Acaba tendo que optar por decisões, competições importantes. Isso faz com que os jogos decisivos façam parte da nossa vida dentro do Grêmio. Sabemos que é preciso suar sangue para conquistar nossos objetivos” analisou Diego Souza.
Por se tratar de uma partida muito importante, os jogadores iniciaram a concentração na noite dessa sexta-feira. Neste sábado, às 16 horas, no CT Luiz Carvalho, Renato comandará a atividade final para o jogaço, com ajustes de bola parada e movimentos técnicos.
Publicidade
Abel coloca time reserva no Paulista
Vinicius Silvestre; Breno Lopes, Kuscevic, Renan e Vanderlan; Zé Rafael, Lucas Lima e Gustavo Scarpa; Esteves, Wesley e Gabriel Silva. Esse deverá ser o time do Palmeiras para a disputa do Campeonato Paulista. O anúncio foi feito pelo técnico Abel Ferreira após a derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, no Mineirão, no último jogo do time no Campeonato Brasileiro.
Poupados em Belo Horizonte, Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Matías Viña, Felipe Melo, Willian e Luiz Adriano voltam à equipe para encarar o Grêmio. Entre as duas decisões, o Verdão vai ter o clássico com o Corinthians, quarta-feira, na estreia no Estadual. O Palmeiras tentou adiar o jogo, mas a Federação Paulista rejeitou o pedido.
Abel não quis comentar a possibilidade de o clube fechar com o atacante Borré, do River Plate. “A mim o que interessa são os jogadores que tenho. Os que estão fora é para a diretoria resolver, não é assunto meu”, despistou. Gabriel Menino, recuperado de lesão, fica à disposição. Já Patrick de Paula está fora, após testar positivo para Covid-19.
Publicidade