Drive-thru incentiva a população a descartar recicláveis da forma correta

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realizou no sábado, 14, uma nova coleta de materiais recicláveis em formato drive-thru. A ação ocorreu na Praça Getúlio Vargas, próximo à Casa da CDL, e teve como objetivo arrecadar resíduos e conscientizar a população sobre a importância da separação correta e reciclagem do lixo. No local puderam ser entregues plásticos, papeis, metais, vidros, óleo de cozinha saturado e também eletroeletrônicos.

Ao avaliar os resultados, a coordenadora da Coomcat, Vera Flores, comemorou a aceitação do formato, que já está consolidado no município. “Hoje foi melhor, a população aderiu bem mais ao drive-thru. No meu ponto de vista é um sucesso, 100%”, disse. Segundo Vera, a intenção da cooperativa é manter ações desse tipo pelo menos até dezembro, mas há a possibilidade de continuação no próximo ano. “É uma ideia que está dando certo, talvez possamos ampliar para outros lugares, é coisa de se pensar”, completou.

Ainda de acordo com Vera Flores, chamou a atenção a quantidade de eletroeletrônicos descartados no local pela população, como ventiladores, televisores, aparelhos de rádio e muitos outros. Para fazer o descarte bastava parar o carro na área demarcada, junto à calçada, e abrir o porta-malas do veículo para que os integrantes da Coomcat retirassem os materiais. A coordenadora lembrou, no entanto, que não é necessário esperar eventos como esse para dar a destinação correta aos resíduos sólidos, que podem ser entregues diariamente no ponto de coleta da Coomcat na Rua Venâncio Aires, 1445.

Publicidade

LEIA MAIS: Coomcat realiza 2ª Coleta Seletiva Solidária drive-thru neste sábado

No local também estava a embaixadora do projeto Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, Betina Bender, divulgando o Dia Lixo Zero. “Tudo isso é para ensinar e conscientizar as pessoas, estimular cada vez mais essas separações corretas e trazer essa questão do meio ambiente. Não existe jogar fora, você joga fora da sua casa, mas tudo continua no nosso planeta”, salientou. Ao todo, no Brasil inteiro, mais de cem cidades participaram da iniciativa.

No local puderam ser entregues plásticos, papeis, metais, vidros, óleo de cozinha saturado e eletroeletrônicos | Foto: Alencar da Rosa

Como separar

A forma mais fácil de separar os resíduos sólidos é destinando um recipiente para cada um dos tipos, que podem ser classificados basicamente em papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não reciclável.

  • Papel: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas de leite e papelão. É importante não misturar com caixas e embalagens de lanches manchadas com gordura e nem com papel higiênico usado.
  • Plástico: sacos e sacolas de supermercado, embalagens de detergente e óleo de cozinha, garrafas pet, potes, utilidades domésticas, brinquedos quebrados, entre outros.
  • Vidro: todos os tipos são recicláveis quando limpos e secos, exceto lâmpadas quebradas, cristais, espelhos e vidros automotivos.
  • Metal: latas de alumínio, tampas de garrafa, pregos, parafusos e assemelhados. Canos e esponjas de aço não são recicláveis.
  • Orgânico: restos de alimentos, cascas de ovo, sobras de podas, folhas, sacos de chá, entre outros.
  • Não reciclável: itens de higiene pessoal, papéis metalizados e/ou plastificados, papel-toalha, guardanapos, embalagens metalizadas, porcelana ou cerâmica, clipes, grampos, copos descartáveis, adesivos e outros.

LEIA MAIS: Coomcat realiza primeira Coleta Seletiva Solidária drive-thru

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.