Categories: Regional

Drive-thru distribui 200 pães abençoados no Dia de Santo Antônio

A tradicional entrega de pães abençoados realizada pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, em celebração ao dia de Santo Antônio, ocorreu no último sábado, 13. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento teve de ser adaptado ao sistema drive-thru. Entre 10 e 11 horas, duas baianas e um filho de santo do templo, devidamente equipados com luvas e máscaras de proteção, realizaram abordagens na Rua Marechal Floriano Peixoto, na quadra da Praça Getúlio Vargas. Na ocasião, houve a distribuição de 200 unidades do alimento produzidas e doadas por uma padaria local.

A tradição que faz parte das atividades do templo desde 2004, e que em edições anteriores já distribuiu dois mil pães abençoados, simboliza a multiplicação, conforme explica o babalorixá pai Antônio de Ogum. “Santo Antônio é o padroeiro dos pobres e a partilha do pão representa, muito além de fartura, saúde, esperança e também união, já que muitos fiéis creem que comer o pão ajuda a conseguir ou a reforçar um amor”, disse pai Antônio.

LEIA MAIS: Hoje é o dia do Antônio, o santo casamenteiro

Publicidade

Para Joice Correa, o pão simboliza a saúde | Foto: Rafaelly Machado


Fé na cura e proteção

Santo Antônio tem fama sobretudo de casamenteiro, mas muitos fiéis também rezam para ele em busca de cura, trabalho e proteção. Ou simplesmente agradecem pelas graças. É o caso da dona de casa Joice Correa, 52 anos, moradora de São Jerônimo, que é devota do santo. De passagem por Santa Cruz para visitar a sobrinha que está hospitalizada, ela rezou por saúde. “É a primeira vez que recebi a doação do pão e tenho fé que vai trazer saúde e proteção para minha sobrinha, se Deus quiser. Vou levar para repartir com ela”, disse.

Já para o casal Beatriz Iochims e Jairo Roberto Iochims, que reside no Bairro Arroio Grande e mantém uma união de quase 30 anos, o pão servirá para renovar os votos. “Vamos levar para casa e repartir com o filho. E assim, renovar o amor entre a nossa família”, afirmou Beatriz.

Publicidade

Jairo Roberto Iochims e a esposa Beatriz também levaram o pão: renovação do amor em família | Foto: Rafaelly Machado

A tradição do pão de Santo Antônio também representa a fartura para quem o guarda junto com os alimentos. Foi pensando nisso que o segurança Paulo Renato Janner, morador do Bairro Goiás, levou dois pães para casa. “Eu sempre levo esses pãezinhos para casa e guardo dentro de um pote com farinha ou açúcar, pois traz coisas boas”, comentou ele.

LEIA MAIS
Confira simpatias para fazer para Santo Antônio
Quer casar ou encontrar um amor? Aproveite o dia de Santo Antônio

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.