Santa Cruz do Sul

Drive-thru de coleta de recicláveis reforça a conscientização sobre o lixo

Dentro da programação da Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), realizou um drive-thru para a coleta de materiais recicláveis na manhã de sábado, 28. O ato, que ocorreu na Rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira, também contou com a distribuição de panfletos que continham informações sobre como destinar corretamente os resíduos, além das datas e dos horários da coleta seletiva no município.

A ação teve a parceria da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), da Fupasc e do Coletivo Lixo Zero. Mesmo em meio à chuva fraca, a atividade registrou a participação de diversas pessoas que foram em busca de informações. A coordenadora-geral da Coomcat, Vera Lúcia Flores da Rosa, destacou que o objetivo era conscientizar a população sobre a importância da separação e da destinação correta dos resíduos.

LEIA TAMBÉM: Coleta seletiva vai ser ampliada para todo o município

Publicidade

Segundo ela, não é correto colocar os itens em qualquer local. “Não podemos largar no meio ambiente. Por isso, nós levamos aos locais certos e cuidamos do nosso planeta”, afirmou. Vera disse ainda que é importante repetir ações como essa para que mais pessoas possam se conscientizar de seus atos. “Como uma das coordenadoras da Cooperativa, eu só quero um mundo melhor para todos”, enfatizou Vera, que estava acompanhada de outros integrantes da Coomcat durante a ação. 

Uma das voluntárias do Coletivo Lixo Zero, Karin Kulpa, compartilhou informações sobre a coleta seletiva nos bairros. Conforme Karin, Santa Cruz do Sul conta com coleta seletiva integral; por isso, é importante que cada morador procure saber o dia correto da destinação dos recicláveis. “Se for colocado no dia errado, corre o risco de atrapalhar a separação ou ir diretamente para o aterro”, explicou. 

Karin: coleta seletiva cresce em Santa Cruz
Vera: incentivo aos cuidados ambientais

LEIA TAMBÉM: Propostas para assumir o transporte do lixo de Santa Cruz foram conhecidas na sexta-feira

Publicidade

Para o secretário de Meio Ambiente, Cesar Cechinato, o primeiro passo começa em casa. “É fundamental que os cidadãos tenham consciência desta ação”, apontou. O líder da Semass reconheceu que há poucas Estações de Sustentabilidade no município, mas adiantou que a meta é implantar mais pontos. Ainda conforme Cechinato, a reciclagem não pode ser vista de forma negativa. “Principalmente para quem escolheu atuar como catador, que é uma profissão altamente elogiável, por trabalhar em benefício de toda a sociedade”, elogiou.

Saiba mais

Para saber sobre a Coleta Seletiva em toda a zona urbana de Santa Cruz e sobre os tipos de resíduos, basta clicar neste link e assim acessar a página da Prefeitura, onde estão informações com horários e locais de recolhimento. A programação da Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul é uma promoção do Coletivo Lixo Zero do município e do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), com o apoio da Prefeitura e da Associação Comercial e Industrial (ACI).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.