Mais uma edição do Drive-thru Coleta Seletiva Solidária será realizada neste sábado, 11, no centro de Santa Cruz do Sul. Organizado pela Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat), o evento acontecerá das 8 às 14 horas na Praça Getúlio Vargas, ao lado da CDL. O objetivo é arrecadar resíduos recicláveis, estimulando a comunidade santa-cruzense a manter atitudes de sustentabilidade, além de conscientizar para o grave problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
Será possível entregar papel, papelão, plástico, garrafas pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de ferro (como bicicletas, geladeiras e afins), eletroeletrônicos, isopor e metais. Nesta edição, o drive-thru terá uma parceria com o Grupo do Bem, para a arrecadação de alimentos não perecíveis. Os participantes poderão doar itens como arroz, massas, feijão, óleo, farinha, lentilha, leite e enlatados, entre outros, que serão distribuídos às famílias de catadores do município e entidades assistenciais.
LEIA TAMBÉM: Sancionada lei para evitar pontos de descarte irregular de entulhos
Publicidade
“O Drive-thru Coleta Seletiva Solidária surgiu da busca por ações que contribuíssem para a educação ambiental da população e, consequentemente, no aumento dos índices de reciclagem”, explica a coordenadora geral da cooperativa, Rosângela Terezinha Nunes. A primeira edição gerou um bom retorno da população, que sugeriu que a atividade deveria ocorrer mensalmente. A segunda edição contou com acréscimo de resíduos como pilhas, baterias e esponjas e teve o dobro de contribuição, chegando a 1,4 mil quilos de materiais recebidos.
Para facilitar o atendimento, aliado às medidas de prevenção ao coronavírus, será obrigatório uso de máscara e o condutor não precisará descer do veículo para fazer a entrega dos resíduos e alimentos. “Pensar no consumo de produtos e separar os resíduos recicláveis para a Coomcat reintroduzi-los na cadeia produtiva gera economia aos cofres públicos, inclusão socioeconômica das catadoras e catadores e economia de recursos naturais finitos do meio ambiente”, diz Rosângela.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz produz 2,6 mil toneladas de lixo por mês
Publicidade
O drive-thru conta com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária (Fasc), Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Plataforma Reciclar pelo Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Fundo Social da Sicredi VRP, Lixo Zero Santa Cruz do Sul, Recicle, DCE Unisc e Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc).
LEIA TAMBÉM: Descarte correto do lixo ajuda no esforço contra a dengue
Publicidade
This website uses cookies.