Polícia

Draco investiga quadrilha especializada em cometer furtos em condomínios de luxo

Uma quadrilha especializada em cometer furtos em residências localizadas em condomínios de luxo está no radar da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul. Cuidadosos, os membros do bando têm um modo de agir que chama a atenção e intriga a polícia, pois difere da maioria dos autores comuns de furto.

LEIA TAMBÉM: Draco recupera celular de motorista de aplicativo assaltado

“São extremamente meticulosos e não bagunçam nada, não deixam vestígios. Normalmente, levam poucas coisas e pequenas, justamente para não chamar a atenção das forças de segurança em uma abordagem nas cidades ou rodovias onde andam. Se levassem televisores e outros objetos grandes, ficaria mais fácil identificar os produtos em batidas”, explicou um dos agentes da Draco que investiga o bando. Até mesmo os arrombamentos nos locais são premeditados.

Publicidade

Conforme os investigadores, existe a suspeita de um chaveiro ser levado nas abordagens do grupo para conseguir acessar as residências nos condomínios de luxo, que normalmente possuem mais eficácia na segurança de portas e janelas. A quadrilha também costuma alugar carros em locadoras para ir até o alvo, realizar o crime e retornar à cidade de origem.

Neste mês de outubro, a quadrilha, que viaja o Estado cometendo os delitos, chegou a Santa Cruz do Sul. Detalhes do caso foram revelados com exclusividade à Gazeta do Sul. Em 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições, o bando foi até uma residência de um condomínio da Zona Norte do município, em que os moradores haviam viajado.

LEIA TAMBÉM: Draco prende condenado por tráfico no Bairro Goiás

Publicidade

Ao meio-dia, o grupo acessou a casa. Durante um tempo, permaneceu dentro da residência e furtou 400 euros guardados em um compartimento, além de uma câmera fotográfica no valor de R$ 1,5 mil e um controle remoto. Também acabaram levando a BMW dos moradores. Na fuga, em Vera Cruz, um sistema do próprio veículo fez com que o carro desligasse.

Com isso, os criminosos tiveram que abandonar o carro no local e seguir apenas no veículo alugado. Na segunda-feira, um dia após o delito, a empregada da residência deu falta do automóvel na garagem e avisou a família, que acionou a Polícia Civil. Mesmo com a falha no furto da BMW em Santa Cruz, no dia seguinte ao crime na cidade, foi a vez de uma residência em Lajeado ser alvo do mesmo bando. No local, eles furtaram um computador Acer, um canivete e um álbum de figurinhas da Copa do Mundo. A Draco permanece juntando elementos para tentar identificar quem são os criminosos envolvidos. Imagens de câmeras de estabelecimentos e residências vêm sendo analisadas pelos investigadores.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica