Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Draco apreende automóvel utilizado para cometer furto

Câmera mostra quando Corsa vinho (veículo mais à direita) passa por Gol 1000 branco (ao fundo) estacionado, antes de deixar um dos comparsas que furtaram o automóvel

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) avançou na investigação que busca identificar o bando responsável por uma série de furtos tentados ou consumados de automóveis nas últimas semanas em Santa Cruz do Sul e municípios próximos. A equipe da especializada responsável por apurar delitos envolvendo veículos apreendeu um Chevrolet Corsa, cor vinho.

Conforme as investigações, esse carro, que pertence a um morador do Bairro Bom Jesus e deve ser periciado nos próximos dias, foi utilizado por um grupo especializado no furto de veículos. Por meio de câmeras de segurança, identificou-se que o dono do Corsa, de 35 anos, e mais dois indivíduos furtaram um Volkswagen Gol 1000, modelo antigo, cor branca, nas imediações de um colégio na Zona Norte de Santa Cruz, no dia 29 de outubro, um sábado.

LEIA MAIS: Brigada Militar recupera veículo após sequência de furtos

Publicidade

O carro foi depenado pelos criminosos e abandonado no Bairro Progresso, sendo encontrado no mesmo dia. Foi possível verificar nas câmeras que o trio passa na via dentro do Corsa. O motorista – dono do carro – deixa um comparsa em um ponto da rua antes do Gol estacionado e larga outro depois. Usando uma micha (chave falsa), um deles abre o veículo e faz uma ligação direta, levando o automóvel embora na sequência.

O dono do Corsa apreendido foi identificado e intimado a prestar esclarecimentos. Acompanhado de um advogado, preferiu se manter em silêncio na frente dos investigadores da Draco. Ele será indiciado pela coautoria do furto qualificado. A qualificadora – dispositivo que pode ampliar a pena – é o arrombamento do carro. Por ora, ele responderá pelo crime em liberdade. Seu nome não foi revelado pelas autoridades policiais.

LEIA MAIS: Veículo é furtado no Bairro Faxinal Menino Deus

Publicidade

Investigação busca relacionar delitos no feriado

Gol foi furtado no Faxinal e terminou localizado em Rio Pardo | Foto: Divulgação

Além do motorista do Corsa, a Draco trabalha para identificar os outros dois envolvidos no crime do dia 29. O trio também é suspeito de outros delitos na cidade e região. Diferentemente de grupos já identificados e presos que, no passado, furtavam veículos para pedir dinheiro pelo resgate aos seus proprietários, o modo de agir dessa gangue vem sendo levar os automóveis estacionados, depená-los (retirar pneus, bateria e peças) e depois abandoná-los.

Casos com esse mesmo modus operandi foram registrados nas últimas semanas. Os episódios que mais chamaram a atenção das forças de segurança aconteceram no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Três automóveis foram levados nessa mesma data, em delitos que aconteceram em Santa Cruz do Sul – nos bairros Faxinal Menino Deus e Centro – e em Vera Cruz. Naquela madrugada, também um Volkswagen Gol 1000 branco, modelo antigo, foi furtado na Rua Pita Pinheiro, Bairro Faxinal Menino Deus.

LEIA MAIS: Brigada Militar localiza segundo dos três veículos levados em série de furtos

Publicidade

Ele foi localizado durante a noite, depenado, em uma estrada na localidade de Várzea do Camargo, no interior de Rio Pardo. Durante a tarde do dia 15, um Peugeot 208, estacionado na Rua 28 de Setembro, foi furtado por bandidos por volta das 17 horas e encontrado pela Brigada Militar na manhã seguinte. Estava abandonado na Rua Assis Brasil, também na área central, cerca de duas quadras distante de onde foi furtado, com o vidro do lado do carona quebrado e sem a bateria.

Em 15 de novembro, às 22 horas, uma caminhonete Saveiro preta foi levada na Rua Cândido Medeiros, Bairro Araçá, em Vera Cruz, e não foi encontrada. No dia 17, bandidos furtaram um Fusca na Avenida Independência, Bairro Universitário, em Santa Cruz, que foi recuperado intacto no dia seguinte, em Porto Alegre. Os investigadores da Draco buscam identificar se os casos têm conexão, qual a finalidade das peças furtadas e quem está por trás dos crimes e do recebimento dos itens levados dos automóveis.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.